AESP encerra Curso de Espanhol Aplicado à Segurança Pública

8 de julho de 2013 - 08:48

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) encerrou, na tarde de ontem, 03 de julho, o Curso de Espanhol aplicado à Segurança Pública, desenvolvido em parceria com o Centro de Capacitação Profissional Integrado (CECAPI), direcionado aos profissionais das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

O principal objetivo do curso é capacitar os agentes a se comunicarem usando a Língua Espanhola para melhor atender ou abordar os turistas estrangeiros que são esperados na Capital durante os períodos dos grandes eventos que Fortaleza irá sediar, como a Copa do Mundo FIFA 2014.

A coordenação do Curso ficou a cargo da Perita Criminal Regina Piccolo. No total, foram ministradas 80 horas/aulas, em dias de segundas, terças e quartas-feiras. Os conteúdos foram repassados de maneira equivalente para as diferentes turmas dos turnos da manhã, tarde e noite, o que possibilitou maior flexibilidade de horários para os alunos, sem causar prejuízos à aprendizagem.

“Não faltei a nenhuma aula. Assistia a todas no período da noite e chegava em casa quase meia-noite, mas, mesmo assim, valeu muito a pena. Eu já havia feito aulas de espanhol há uns anos atrás, mas aprendi muito mais aqui nesse curso, mesmo com o tempo reduzido. E aprendi também a valorizar o estudo da língua estrangeira como uma importante ferramenta para o trabalho policial. Parabenizo a AESP pela iniciativa. Os professores foram maravilhosos e davam mais motivação de concluir o curso. Vou guardar como um dos grandes cursos da minha vida”, afirmou o Major PM Júlio César Cândido Corrêa, Supervisor do Núcleo de Segurança Orgânica da AESP.

Para o Diretor-Geral, Coronel PM Roosevelt Alencar, é importante fazer a mensuração dos resultados e observar se os objetivos foram alcançados, ou, o que poderá ser melhorado numa possível segunda turma do mesmo curso. Segundo ele, atualmente, o Sistema de Segurança Pública, só neste semestre, recebeu do Governo do Estado, cinco milhões de reais em investimentos para cursos de capacitação e extensão. “A importância desse curso está na possibilidade de melhorar a comunicação entre agentes de segurança e a população local e de turistas. A comunicação faz parte das boas ações”, ressalta o Diretor.