Força Nacional se despede do Ceará com solenidade na AESP

29 de junho de 2013 - 09:37

A Força Nacional de Segurança Pública realizou, na manhã de ontem, no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), Solenidade de Formatura de Outorga da Medalha do Cinquentenário da Batalha de Suez, a mais longa missão do Exército Brasileiro no exterior, que durou de 1957 a 1967, da qual 20 contingentes do Exército Brasileiro atuaram no conflito entre o Estado de Israel, Egito e vizinhos árabes, ao longo do canal de Suez.

A medalha é uma forma de lembrar a missão e homenagear integrantes e ex-integrantes das Forças de Paz das Nações Unidas, Observadores Militares e Civis do Brasil a serviço da ONU no exterior, Militares das Forças Armadas, Forças Públicas, Autoridades Civis e pessoas e Instituições que, de alguma forma, tenham contribuído para elevar o histórico dos soldados do Batalhão de Suez, bem como, se destacando por ações em outros países.

Compuseram a mesa de honra e receberam a medalha o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Cel PM Francisco Bezerra, o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cel PM Werisleik Matias, o Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, o Titular da Divisão Antissequestro, Delegado de Polícia Civil Andrade Júnior e o Comandante do Batalhão de Policiamento de Choque, Major PM Alexandre Ávila.

A cerimônia também teve como objetivo saudar e agradecer aos 216 integrantes da Força Nacional que atuaram durante a Operação Copa das Confederações 2013 em Fortaleza, que sediou três jogos da competição. Desde o dia 08 de junho, os  integrantes da Força Nacional estão alojados no prédio da AESP/CE e partem amanhã, 29 de junho, para auxiliar as Forças do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o Comandante da Operação, Capitão PM FN do Distrito Federal, Edson Gondim Silvestre, também foi homenageado pelas autoridades do Sistema de Segurança Pública cearense, com as mais altas comendas da PMCE e da AESP/CE, a Medalha do Mérito Policial Militar e a Medalha ?Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança?.

Além do Capitão FN Gondim recebeu condecoração da PMCE o Capitão PM FN Daniel Araújo.

Capitão Gondim afirma ter sido uma grande honra ter auxiliado as forças estaduais do Ceará neste período e estendeu as homenagens a todos que compuseram a sua equipe. ?Este momento é de muita emoção. Toda a minha tropa, desde o primeiro momento que chegou aqui, sentiu um grande companheirismo. Não tenho palavras para agradecer a confiança que vocês depositaram no Comando. Nós da Força Nacional não somos melhores e nem piores do que ninguém. Viemos para cá para trabalhar e cumprir nossa missão, por amar o nosso País?.

Roosevelt Alencar, Diretor Geral da AESP ressalta que a maior comenda da Academia conferida ao Capitão FN Gondim representa os exemplos de atitude, força, lealdade e união, os quais contribuiram para os resultados positivos na "Operação Copa das Confederações em Fortaleza", que foram repassados aos integrantes dos Cursos de Formação Profissional e de Formação Continuada da AESP

O Cel PM Werisleik destacou a atuação das forças integradas na Copa das Confederações em Fortaleza e agradeceu o auxílio da Força Nacional. ?A legalidade foi o princípio da nossa ação. A nossa união fez renascer a Polícia Militar não só do Ceará, mas de todo o Brasil. Nós fomos os responsáveis para que esta Copa acontecesse, fomos os primeiros a nos apresentar para gerir os conflitos. Em nenhum momento ouvimos a palavra ?recuar??. Com um poema de Patativa do Assaré, o Comandante Geral da PMCE falou da saudade que deixará a Tropa da Força Nacional.

O Secretário de Segurança, Francisco Bezerra, agradeceu a prontidão e eficiência do Capitão Gondim e da Tropa para ajudar na Operação. Ele destacou que os integrantes da Força Nacional não só abraçaram o Sistema de Segurança Pública, mas também toda a população cearense. ?Com todos os cenários, jamais poderíamos imaginar a grandeza das manifestações que ocorreram durante este período. Meus sinceros e absolutos agradecimentos à Força Nacional. Desejo-lhes boa sorte na missão do Rio de Janeiro, e continuem cumprindo bem a tarefa de manter a segurança do Brasil?.