AESP realiza instrução de Tiro Policial Defensivo para candidatos do CFP/PMCE

20 de junho de 2013 - 14:13

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, mais uma instrução de Tiro Policial Defensivo para os candidatos ao cargo de soldado da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que fazem parte da segunda turma do Curso de Formação Profissional (CFP/PMCE), executado pela Academia.

A instrução para os candidatos do CFP/PMCE teve início a partir das 9h30min, a qual foi realizada no Clube de Tiro, Gun House, localizado no Ancurí, tendo o acompanhamento do Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, coordenada pelo Ten Cel EB Francisco Furtado e supervisionada pelo Cap PM Claudomiro Souza.

Os candidatos que estão sendo formados desde o dia 05 de abril, pela Academia, para o cargo de soldado da PMCE, segundo Cel Alencar, Diretor Geral da Instituição, estão cumprindo a grade elaborada de acordo com a Matriz Curricular Nacional estipulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, contendo teoria e prática.

Dentre os conteúdos que estão sendo estudados por esses candidatos durante o processo de formação, estão: Ética, Cidadania, Diversidade Sexual, Direitos Humanos, Penal, Administrativo, Ambiental, Civil, dentre outros. Já na parte prática, estão sendo submetidos além dessa instrução de Tiro Policial Defensivo, a Técnicas Policial Militar, Armamento e Tiro, Educação Física Militar, Ordem Unida e outras.
 

A partir dessa instrução, os candidatos poderão praticar os conceitos básicos do Tiro Policial Defensivo que enquadram regras de segurança com o armamento, fundamentos do Tiro Policial Defensivo e as posições de tiro, além de atender os aspectos técnico e a valorização profissional.

Segundo o candidato Geivânio, do Grupo 05, desde quando iniciou seu processo de formação para vir a se tornar um soldado da Polícia Militar do Ceará, ele vem acrescentando aos seus conhecimentos e podendo sentir no seu dia a dia que, todos os esforços da AESP vem tendo como base, aspectos que englobam especialmente a valorização humana e tão logo a profissional.

Para Alencar, a importância das instruções de práticas de tiro se deve à possibilidade do policial poder entender melhor os mecanismos das diversas armas de fogo, utilizadas pela Polícia Militar. "Dessa maneira, eles adquirem confiança para o manuseio das armas de fogo e para efetuar os disparos de maneira responsável e segura em via pública, além de cultivarem o zelo pelo material. Porém, o principal objetivo da instrução é fazer os candidatos perceberem que o uso da arma de fogo deve ser o último recurso na defesa da vida, dentro do escalonamento do uso diferenciado da força, além de melhorarem o equilíbrio emocional diante de uma situação operacional real", afirma o Diretor.