Representantes da AESP se reúnem com Perito-Geral da PEFOCE

18 de junho de 2013 - 10:13

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), representada pelo Diretor-Geral, Cel PM Roosevelt Alencar, juntamente com a Secretária Executiva, Mariana Abreu, o Orientador da Célula de Altos Estudo e Delegado de Polícia Civil, Demóstenes Cartaxo, e a Supervisora de Ciências do Laboratório de Ciências e Pesquisa da AESP e Perita Criminal, Regina Piccolo, se reuniram, na última sexta-feira, 14 de junho, na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), a fim de traçar o planejamento para a criação de novos cursos e grupos de estudo e pesquisa direcionados aos profissionais da Instituição e das demais vinculadas.

O Perito-Geral, Maximiano Chaves, e Roberto Moreira, Supervisor do Centro de Pesquisa da PEFOCE, receberam o grupo e, juntos, analisaram as propostas e a viabilidade dos projetos, analisando as especificidades das Leis de Criação e de Ensino da Academia. Dentre as propostas, a abertura de mais cursos de especialização e de uma unidade de apoio à pesquisa em Segurança Pública na Academia, com núcleos nas corporações vinculadas, formados por representantes da AESP, de cada Órgão e de membros da sociedade civil.

Os núcleos promoverão seminários periódicos para apresentar o que estará sendo produzido para, no futuro, servir como pontapé inicial para uma publicação científica em Segurança Pública. Também foi analisada a possibilidade de oferecer estágio supervisionado em Medicina Legal, a alunos dos cursos de Medicina na PEFOCE.

“Deveremos adotar uma doutrina única e sólida em todos esses projetos, incluindo disciplinas e debates sobre Ética e Direitos Humanos, atendendo assim, à legislação vigente”, explicou o Diretor-Geral da AESP.

Aproveitando a ocasião, o Perito-Geral entregou ao Diretor-Geral da AESP, a placa de homenagem aos que contribuíram e ajudaram com o estabelecimento da nova sede e estrutura da Perícia Forense do Ceará, que completou um ano de funcionamento no último dia 11 de junho.

Ao final da reunião, o Perito-Geral também guiou os representantes da AESP numa visita pelo novo prédio da PEFOCE, onde profissionais que passaram, no último ano, pelo Curso de Formação Profissional, como as Peritas Legistas Vivian Santiago e Fernanda Sousa, já estão atuando.