AESP dá continuidade à qualificação de PMs para a Copa das Confederações

6 de junho de 2013 - 11:24


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), dá continuidade à qualificação de policiais militares para atuarem como batedores e escolta de autoridades e delegações durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo, em Fortaleza.

São 25 novos PMs do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) que participam da segunda turma do curso de qualificação, realizado por meio do convênio firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE/MJ). O objetivo é qualificar 100 policiais para atuarem durante o período das duas Copas no Ceará.

Entre aulas teóricas e práticas, os policiais conhecem sobre formação de escolta, funções de cada integrante dentro de uma escolta e ações a serem tomadas durante o percurso feito pelas autoridades e delegações, além de medidas de proteção aos jogadores e equipe técnica dos times que jogarão em Fortaleza, entre eles, as seleções brasileira, mexicana, espanhola e nigeriana, que jogam, respectivamente, nos dias 19 e 23 de junho deste ano pela Copa das Confederações

Desde a última quarta-feira (5), 25 policiais militares estão tendo treinamento prático nas ruas de Fortaleza, realizando percursos oficiais que serão utilizados pelas delegações e autoridades. Entre os percursos estão Aeroporto Internacional Pinto Martins e antigo aeroporto, Arena Castelão e os hotéis onde ficarão hospedadas as seleções e autoridades. A novidade para esta turma é a inclusão do Hotel Marina Park no roteiro. O treinamento da manhã de ontem (5), aconteceu em dois momentos, saindo às 8h e às 13h da Sede do Batalhão do Raio.

Ao todo são 80 horas/aula. Ainda haverá mais duas turmas com 25 policiais.  Durante as aulas, são ministradas disciplinas como Legislação e Trânsito Aplicada, Atendimento Pré-Hospitalar, Manutenção Básica de Motocicletas, Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta e Batedor e Técnicas de Abordagem com Motocicletas, além de Estágio Supervisionado.

Por meio do convênio com a SESGE, a AESP deverá promover 13 cursos com 57 turmas e formar 1.430 profissionais da segurança pública cearense para os eventos que irão acontecer em Fortaleza. Entre os cursos previstos estão: Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Atendimento Pré-Hospitalar, Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014, Negociador Policial em Ocorrências de Crises, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes, Segurança e Apoio ao Turista, Policiamento Montado em Grandes Eventos, Uso Diferenciado da Força, Escolta e Batedores, Segurança de Dignitários para Operadores e Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos.