Discentes do CSSP e CAO visitam Complexo Portuário do Pecém

6 de junho de 2013 - 10:54

Os discentes do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), realizados pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), visitaram na manhã da última terça-feira, 04 de junho, a Companhia de Integração Portuária do Ceará (CEARÁPORTOS), localizada na praia do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante.

 Muitos oficiais, principalmente os de outros estados puderam ir ao local pela primeira vez para conhecer a atividade portuária produzida pelo Ceará. O Complexo Portuário do Pecém é um dos de maior importância do Brasil, pela gigantesca infraestrutura, pelos números de geração de emprego e renda que proporciona ao Estado e por viabilizar a operação de atividades portuárias e industriais integradas que muito contribuem para o desenvolvimento da Região.

A Cearáportos é uma empresa de economia mista, ou seja, oferece serviço público, mas é mantida por iniciativa do Estado juntamente com capital privado. Trata-se de um terminal marítimo concebido para propiciar operações portuárias eficientes e com rapidez, por se localizar em uma área privilegiada, permitindo chegar aos principais destinos de exportação, como Estados Unidos e países da Europa, em seis ou sete dias, o que o torna altamente competitivo, além de possuir política de preços compatível com as taxas internacionais e ter acessos rodoviários e ferroviários livres e independentes dos confinamentos provocados pelos centros urbanos.

Quanto à infraestrutura marítima, o terminal foi projetado para permitir o acesso da grande maioria dos navios comerciais e os mais diferentes tipos de carga, dispondo em suas instalações de atracação, de profundidades compatíveis com os navios de última geração.

O Diretor-Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, acompanhou a visita juntamente com o Assessor Especial de Extensão e Cultura, Ten-Cel BM Nildson de Oliveira, viabilizador da visita técnica, o Coordenador do CSSP e Assessor Especial de Pesquisa e Inovação da AESP, Francisco Furtado, além de demais colaboradores da AESP.

Os discentes foram recepcionados pelo Diretor Presidente da Cearáportos, o engenheiro civil Erasmo da Silva Pitombeira, e guiados pela Coordenadora Comercial Rebeca. Os oficiais puderam tirar dúvidas quanto ao funcionamento do complexo, principalmente no que diz respeito à segurança do local.

Segundo o Diretor-Geral da AESP, Cel PM Alencar, a visita proporciona, ao mesmo tempo, um momento de lazer, mas também de muito aprendizado. “Os discentes estão tendo a oportunidade de conhecer como funciona um dos órgãos que mais contribui para a produção de riquezas, viabilizando indústrias de base, por exemplo, se instalarem no Estado, com elevados investimentos econômicos. Isso aumenta a bagagem cultural deles”, afirma o Diretor.