AESP/CE realiza solenidade em comemoração aos 2 anos de aniversário

4 de junho de 2013 - 12:36

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, na tarde de ontem, 28 de maio, solenidade em comemoração aos dois anos de inauguração do Órgão. A cerimônia teve como Mestre de Cerimônia, o Ten Cel BM Melo Neto, e contou com a presença de vários representantes do Sistema de Segurança Pública cearense, autoridades de outras Pastas e Poderes, bem como os discentes e colaboradores da Academia. 

CERIMÔNIA – Compuseram a mesa o Cel PM Joel Costa Brasil, Chefe da Casa Militar, representando, na ocasião, o Governador Cid Ferreira Gomes, o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Cel PM Vasconcelos, representando o Secretário Francisco José Bezerra, o Procurador-Geral Fernando Antônio de Oliveira, o Controlador-Geral de Disciplina Servilho Silva Paiva, o Diretor-Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, o Secretário Executivo da Polícia Militar (PMCE), Cel PM Antônio Gomes Filho, representando o Comandante-Geral, Cel PM Werisleik Pontes Matias, o Delegado-Geral da Polícia Civil (PCCE), Luiz Carlos Dantas, o Secretário Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), Cel BM Heraldo Maia Pacheco, representando o Comandante-Geral do CBMCE, Cel BM Joaquim dos Santos Neto, a Perita Adjunta da Perícia Forense (PEFOCE), Adilina Feitosa, representando o Perito Geral da PEFOCE, Maximiano Chaves, o Cel Aviador Marcondes Fontenele de Menezes, Comandante da Base Aérea de Fortaleza, e o Juiz de Direito José Tarcílio Souza da Silva, Titular da Vara da Justiça Militar Estadual de Fortaleza.


 
Também prestigiaram o evento demais autoridades das unidades da PMCE, do CBMCE, da PCCE e da PEFOCE, bem como representantes da Escola de Gestão Pública (EGP) e de universidades públicas e privadas, além do Superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), e do Vice-Diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), Juiz Federal Bruno Carrá, e do Diretor Administrativo da JFCE, Antônio Carlos Marques, ambos representando Diretor do Foro, Juíz Federal Leonardo Resende.

P { margin-bottom: 0.21cm; }

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Dentre os principais gestores da AESP, se fizeram presente: a Secretária Executiva, Mariana Abreu, os Assessores: Jurídico, de Comunicação, de Planejamento e Especial, respectivamente, João Marcelo Paixão, Nádia Juvêncio, Jamile Moura e Dione Marques, as Coordenadoras de Instrução e Ensino, Delegada Jeovânia Holanda e a de Administração e Finanças, Delegada Eliana Gondim, a Ouvidora Carmem Queiroz, além dos demais colaboradores da Academia.

A Banda de Música da PMCE tocou acompanhada pelo candidato ao cargo de soldado do Curso de Formação Profissional da (CFP/PMCE), Sammy, e demais discentes do Grupo 11, o Hino do Estado do Ceará. O candidato do CFP/PMCE, Laio Cosmo, do Grupo 09 também se apresentou, tocando o Hino Nacional Brasileiro com um violino.

Na ocasião, foram homenageados com a Medalha ?Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança?, colaboradores e parceiros da AESP, que prestaram relevantes serviços à Academia nestes dois anos.

O Diretor-Geral da AESP destacou os investimentos da Academia, bem como os resultados obtidos neste período. Ele reforçou ainda a perspectiva da realização de novos concursos para praças e oficiais da PMCE, da PCCE e do CBMCE. ?Temos a certeza de que tudo o que está ao nosso alcance tem sido realizado, dando ênfase na dignidade do ser humano, para que a AESP se consolide como instituição pública comprometida com a democracia e o ensino de excelência, tornando-se referência nacional e internacional?, afirmou. (Clique aqui para ver na íntegra o discurso do Diretor Geral)

2 ANOS DE ACADEMIA – A AESP/CE completou, no último dia 18 de maio, dois anos de inauguração. Criada ainda no primeiro mandato do governador Cid Gomes, a partir da Lei 14.629, de 26 de fevereiro 2010, a Academia integra e unifica o ensino em Segurança Pública, concentrando as atividades anteriormente realizadas pelas extintas Academia de Polícia Civil, Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Academia de Bombeiros Militar e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.

O modelo de unificação do ensino em Segurança Pública é pioneiro no País e referência para os demais Estados da Federação. Atualmente, a AESP/CE é a responsável pela formação inicial e continuada dos profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), bem como de instituições congêneres conveniadas, observando as legislações e especificidades referentes a cada uma.

A Academia também desenvolve e executa cursos de extensão, especialização e aperfeiçoamento para os agentes de Segurança Pública. Ela adota em todas as atividades os princípios da integração, da valorização profissional e do respeito aos Direitos Humanos.

Ao longo destes dois anos, a AESP/CE já beneficiou em torno de 6.719 profissionais entre cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento.

Com área total de 60 mil m², a Academia conta com: 16 salas de aula, com capacidade para 35 alunos cada, amplos espaços de convivência, 32 alojamentos com capacidade para acolher 256 pessoas ao todo, biblioteca com acervo especializado em segurança pública, em torno de 10 mil títulos (entre livros, folhetos, obras de referência e publicações diversas), dois auditório com 180 e 76 lugares, respectivamente, estande com 32 postos de tiro, campo de futebol, ginásio poliesportivo, piscina olímpica e piscina com plataforma para salto, pista para caminhada e corrida de 300 metros, sala com equipamentos de musculação e ergometria, duas salas de defesa pessoal, cinco laboratórios experimentais, telecentro, gráfica e posto médico.

O corpo docente dos diversos cursos é formado por profissionais especializados e capacitados não apenas em Segurança Pública operacional, mas também em Educação, Direito, Política, Cultura, Ética, Direitos Humanos e em demais áreas pertinentes à temática da segurança.

A AESP/CE conta com um quadro de mais de 150 colaboradores, comprometidos e motivados com o pleno funcionamento do Órgão.

Todo o aparato estrutural, organizacional e educacional está voltado para melhor atender e capacitar os agentes de Segurança Pública, para que atuem nas áreas operacionais e estratégicas das corporações vinculadas, assim como, para que prestem, de maneira correta, responsável e ética os serviços oferecidos à sociedade cearense.