Casa Militar e AESP formam terceira turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

3 de junho de 2013 - 08:58

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), em parceria com a Casa Militar do Estado do Ceará, encerrou, no dia 17 de maio, às 17 horas, o Curso Segurança de Autoridades Governamentais, terceira turma, com solenidade no Auditório do Palácio da Abolição.

O Curso, que já está em sua terceira turma, iniciou no dia 29 de abril e teve como objetivo capacitar os profissionais da área da Segurança Pública para a proteção de autoridades governamentais do Estado e dignitários nacionais e internacionais em visita oficial, visando atender as demandas, com enfoque na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de Futebol.

Na matriz curricular do curso constavam disciplinas de Ética, Direitos Humanos, Direção Defensiva e Evasiva, Bombas e Explosivos, Planejamento e Gestão de Riscos Estratégicos, Defesa Pessoal, dentre outras, totalizando uma carga horária de 150 horas/aula.

A coordenação deste processo de formação ficou a cargo do Tenente PM Paulo. Ao todo 32 alunos compuseram a turma, inclusive profissionais Casa Militar do Governo, Polícia Militar do Ceará, Casa Militar da Bahia e do Amazonas, Subsecretaria Militar do Rio de Janeiro, Gabinete Militar do Maranhão, Capitania dos Portos do Ceará, Base Aérea de Fortaleza, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Justiça, Ministério Público do Estado do Ceará, Auditoria da Justiça Militar, Perícia Forense do Estado do Ceará e Guarda Municipal de Fortaleza, o que possibilita a integração entre os diferentes profissionais e enriquece a troca de experiências, pelas vivências trazidas de outras instituições.

A entrega dos certificados aos instrutores foi realizada pelo Cel PM Lauro Carlos de Araújo Prado, Secretário Adjunto da Casa Militar, e pelo Cel PM John Roosevelt Alencar, Diretor-Geral da AESP. Já os certificados dos concludentes foram entregues pelas madrinhas e padrinhos dos mesmos, tudo isso com o brilhantismo da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará, Maj Xavier Torres.

O orador da turma, Cap BM Cruz, destacou a importância do Curso para a preparação dos profissionais de segurança pública para a excelência no desempenho destes nas ações voltadas para os grandes eventos que acontecerão no Estado do Ceará e do País.

Entusiasmado com a capacitação dos discentes, o Diretor-Geral da AESP, Cel Alencar, fez uso da palavra e discorreu sobre as ações que a Academia tem desenvolvido para atender aos anseios das instituições que compõem a Pasta da Segurança Pública com vistas à Copa das Confederações e à Copa do Mundo de Futebol.

A solenidade foi encerrada após as palavras do Secretário Adjunto da Casa Militar do Governo, Cel Prado, que enfatizou a integração das forças estaduais e interestaduais como estratégia para a troca de informações em prol de planejamentos eficazes para os eventos futebolísticos que se avizinham.