128 novos profissionais de Perícia Forense são formados pela AESP

17 de maio de 2013 - 11:57

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), representada pelo Diretor-Geral, Cel PM Roosevelt Alencar, e demais colaboradores se fez presente, na manhã de hoje, 16 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, na Solenidade de Formatura dos 128 novos profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), aprovados em todas as etapas do Curso de Formação Profissional, realizado no ano passado, pela Academia.

SOLENIDADE – A cerimônia foi presidida pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cel PM Francisco José Bezerra, que na ocasião representou o Chefe do Poder Executivo Estadual, Governador Cid Ferreira Gomes.

Também prestigiaram o evento, o Secretário Adjunto da SSPDS, Cel BM Vasconcelos, o Perito-Geral da PEFOCE, Dr. Maximiano Chaves, o Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Dr. Luiz Carlos Dantas, o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cel PM Werisleik Matias, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cel BM Joaquim dos Santos Neto.

Foram entregues aos cinco alunos melhores colocados nos processos de formação profissional os certificados de Honra ao Mérito Intelectual. Os primeiros colocados ficaram com Josebson Silva ficou no cargo de médico perito legista, Lyara Barbosa Nogueira no cargo de perita legista, Leda Talita Afonso Ferreira, no cargo de perita criminal, Sammuel Vasconcelos como auxiliar de perícia para o exercício na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas e Rondinelle Silva no cargo de auxiliar de perícia para o exercício na Coordenadoria de Medicina Legal.

Dr. Maximiano Chaves, Perito-Geral da PEFOCE, destacou os investimentos do Governo do Estado do Ceará na área de Perícia Forense, tornando-a a melhor do País, servindo de modelo para vários estados brasileiros. ?Hoje, a Perícia está descentralizada e conta com núcleo em diversas regiões do Estado, nas cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixeramobim e Iguatu, e em breve, um novo núcleo será inaugurado na Região dos Inhamuns, em Tauá. Além disso, foi criada uma nova Coordenadoria de Análise Laboratorial, com equipamentos de última geração que permitem uma melhor qualidade dos serviços prestados à investigação policial?, ressaltou. O Perito-Geral ainda agradeceu ao Governo do Ceará pelo prazer de poder dar posse aos 128 profissionais que deverão atuar, na maioria, nos núcleos regionais.

Encerrando a cerimônia, o Secretário de Segurança, Cel PM Francisco José Bezerra, parabenizou os concludentes, desejou-lhes sucesso nas missões e ainda colocou a SSPDS à disposição para ajudar na melhoria efetiva dos trabalhos executados por eles.

?Recebemos a todos de braços abertos no Sistema de Segurança Pública. Vocês ocuparão a mega estrutura que foi colocada a serviço da Perícia cearense, que se mostra hoje como uma das mais bem equipadas do Brasil. E é uma Instituição absolutamente essencial para a elucidação e a fundamentação da culpabilidade daqueles que insistem em cometer crimes no Ceará?, salientou o Secretário.

CURSO DE FORMAÇÃO ? O Curso de Formação Profissional teve início em julho do ano passado, com duração de cinco meses e carga horária de 700h/a. Com ele, foram formados 20 médicos peritos legistas, 05 peritos legistas, 40 peritos criminais e 63 auxiliares de perícias, que deverão ser divididos entre a Coordenadoria de Medicina Legal e a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas.