Policiais Militares participam de Treinamento de Escolta e Batedor visando a Copa das Confederações e do Mundo

14 de maio de 2013 - 08:11

Os 25 policiais da primeira turma do Curso de Escolta e Batedor, ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), participaram, nesta segunda-feira (13), de uma aula prática com as principais rotas que serão usadas por autoridades e delegações durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo em 2014.

TREINAMENTO – Na rua, a equipe colocou em prática quatro rotas. Os percursos foram da Sede do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) ao aeroporto antigo, no bairro Vila União (que durou sete minutos); de lá até a Arena Castelão (13 minutos); da Arena Castelão ao Aeroporto Internacional Pinto Martins (13 minutos); e do Aeroporto ao Hotel Gran Marquise (19 minutos), de onde voltaram ao BPRAIO (em 13 minutos).

Apesar de ser a primeira aula na rua, os policiais já tiveram seus conhecimentos colocados em prática durante a última quinta-feira (9), quando fizeram a escolta do cantor Paul McCartney e da banda antes e depois do show que aconteceu na Arena Castelão. "A equipe foi muito elogiada pela produção do cantor, por seu profissionalismo e celeridade", afirmou o coordenador do curso, Major PM Márcio de Oliveira, que também é comandante do BPRaio.

Ao todo, serão 100 policiais formados pelo curso, divididos em quatro turmas de 25 alunos, com 80 h/a cada. Durante as aulas são ministradas disciplinas como Legislação de Trânsito Aplicada, Atendimento Pré-Hospitalar, Manutenção Básica de Motocicletas, Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta e Batedor e Técnicas de Abordagem com Motocicletas, além de Estágio Supervisionado.

O Soldado PM Sidney participou da simulação e demonstrou estar feliz em poder aperfeiçoar suas técnicas nessa área. ?Nós éramos como diamantes brutos, pois já exercíamos essa atividade, e agora, com o Curso, estamos sendo lapidados. Estamos felizes por podermos nos aperfeiçoar e prestar cada vez mais um bom serviço à população?, afirma.

O instrutor do Curso, Capitão PM Araújo, explicou que as operações devem consistir na identificação e na atenção especial a pontos críticos para a fluidez do tráfego, em locais com grande fluxo de veículos. Também deverão ser feitos treinamentos em horários de pico e simulações com vias interditadas, para testar novas rotas alternativas e para avaliar a atitude do policial em situações de estresse.

O Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, ressaltou a importância do curso para os agentes da segurança pública e parabenizou . "Essa capacitação visa dar maior fluidez e segurança ao deslocamento de autoridades, delegações e torcedores, o que reflete na segurança do próprio policial e da população. Os nossos policiais estão aperfeiçoando suas técnicas e testando suas habilidades já desenvolvidas. A oportunidade da capacitação é uma das formas de valorizar o trabalho desses profissionais. Nessas simulações de rotas possíveis para os grandes eventos, como Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014, que dizem respeito a uma doutrina que vale para todas as cidades sedes, os nossos policiais demonstraram iniciativa, espírito de equipe, disposição física e não foi necessário fazer nenhuma parada durante o trajeto. Estão todos de parabéns!?

CONVÊNIO – O curso faz parte de um convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), sendo a AESP responsável pela execução dos cursos, e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Ao todo, serão 13 cursos com 57 turmas, que devem capacitar em torno de 1.430 profissionais da segurança pública cearense para os eventos que irão acontecer em Fortaleza.

Entre os cursos previstos estão: Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Atendimento Pré-Hospitalar, Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014, Negociador Policial em Ocorrências de Crises, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes, Segurança e Apoio ao Turista, Policiamento Montado em Grandes Eventos, Uso Diferenciado da Força, Escolta e Batedores, Segurança de Dignitários para Operadores e Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos.