AESP realiza aula inaugural do Curso de Escolta e Batedor

8 de maio de 2013 - 12:18

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) deu início ontem, 6 de maio, às 13h30, ao Curso de Escolta e Batedor, no Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), da Polícia Militar do Ceará, realizado mediante o Convênio Nº777350/2012 entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

CONVÊNIO – Este é um dos 13 cursos integrantes do Programa de Capacitação em Segurança para Grandes Eventos, a serem realizados pela AESP/CE, visando a capacitação dos mais diversos profissionais de Segurança Pública para a atuação na Copa das Confederações e na Copa do Mundo FIFA.

Entre os cursos previstos estão: Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Atendimento Pré-Hospitalar, Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014, Negociador Policial em Ocorrências de Crises, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes, Segurança e Apoio ao Turista (Nível Operador), Policiamento Montado em Grandes Eventos, Uso Diferenciado da Força, Escolta e Batedores, Segurança de Dignitários para Operadores e Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos.

Ao todo, serão 57 turmas que beneficiarão em torno de 1.350 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense.

CURSO DE ESCOLTA E BATEDOR ? A primeira turma do Curso de Escolta e Batedor iniciada ontem, contempla 25 profissionais. Ao todo, serão 100 profissionais capacitados e divididos em quatro turmas de 25 alunos cada. O Curso tem carga-horária de 80 horas/aula. Ele ocorrerá durante duas semanas seguidas, nos turnos da manhã e da tarde, na sede do BPRAIO.

O objetivo do Curso é capacitar os agentes de segurança pública para atuarem na atividade de escolta de autoridades, delegações e torcedores até os locais dos jogos, como forma de evitar problemas de insegurança que possam causar transtornos aos eventos.

Para participarem do curso, os profissionais devem ter como requisitos: possuir habilitação de motorista na categoria A, experiência mínima em operações com motocicletas, ter interesse em aprender língua estrangeira e terem feito Curso de Condutor de Veículos de Emergência.

Os profissionais deverão assistir à disciplinas de Legislação e Trânsito Aplicada, Atendimento Pré-Hospitalar, Manutenção Básica de Motocicletas, Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta e Batedor e Técnicas de Abordagem com Motocicletas, além de realizarem Estágio Supervisionado.

Dessa maneira, eles estarão capacitados a reconhecer e solucionar problemas de manutenção básicas nas motocicletas usadas para as operações, saber pilotar em situações de risco e de urgência e emergência, gesticular de forma técnica durante a atuação como batedor e escolta e realizar abordagem policial de forma ética e dentro da técnica policial de forma a se fazer entender por pessoas de diversas culturas e línguas.

Após elogiar o perfil profissiográfico do Major PM Márcio Oliveira, Comandante do BPRAIO, Cel PM Roosevelt Alencar, Diretor Geral da AESP, apresentou-o aos discentes como Coordenador do Curso de Escolta e Batedor.

O Diretor-Geral da Academia, Cel PM Roosevelt Alencar, ministrou a Aula Inaugural do Curso e afirmou que todo cuidado é mínimo quando se trata de ações operacionais, pois, segundo ele, por um detalhe pode-se perder uma vida ou deixar de salvar uma outra vida. Ele pediu um maior compromisso por parte dos profissionais a serem habilitados nessa área, tendo em vista a atuação em eventos que deverão aglomerar um número grande de pessoas. ?Hoje, o nosso profissional de Segurança Pública deve estar cada vez mais próximo à população e se capacitar nas mais diversas áreas, para bem servir ao interesse público.?, observou.

O Diretor-Geral também reforçou o uso da ferramenta ?Fale com o Diretor? para que os discentes possam sanar dúvidas e obter mais informações acerca do Curso.