AESP passa a contar com Jovens do Projeto Primeiro Passo

7 de maio de 2013 - 10:16

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), recebeu, na manhã de hoje (6), os 20 jovens, com idade entre 16 a 21 anos, beneficiados pelo Projeto “Primeiro Passo”, na linha de ação Jovem Estagiário, que passarão a atuar na Academia.

Segundo a Coordenadora do Projeto, Simone Veras, o “Primeiro Passo” foi criado pelo Governo do Estado do Ceará, em 2007, para dar oportunidades aos jovens de comunidades vulneráveis, entre 16 e 22 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental II, Educação Especial, Ensino Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio, de ingressar no mercado de trabalho.

O Projeto é voltado à cidadania, à inclusão social e profissional, e proporciona o aprendizado prático e experiências que possibilitam o crescimento profissional e pessoal, na tentativa de promover uma melhoria na qualidade de vida do público focalizado. De acordo com a idade e o nível escolar, o jovem é oportunizado em uma das três linhas de ação do Projeto: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário e Jovem Bolsista, para conquistar sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Conforme a Coordenadora Geral de Administração e Finanças da AESP/CE, Delegada Eliana Gondim, na Academia, esses jovens passarão por estágios nos diversos setores que compõem a AESP, auxiliando no andamento das demandas cotidianas desta Instituição de Ensino e, desta maneira, aprendendo e desenvolvendo suas competências profissionais. “Esse momento de recepção foi todo pensado para acolhê-los e familiarizá-los ao nosso ambiente de trabalho. Estaremos sempre disponíveis para tirar dúvidas e para sermos o intermédio de vocês para com a STDS”, afirmou.

Para a Jovem Estagiária Mylena Paola, de 19 anos, o Projeto não é apenas um estágio. “Esse é realmente o primeiro passo das nossas vidas, a gente tem um grande caminho a trilhar. Isso não é somente um estágio, é um grande aprendizado. Vamos aproveitar e absorver todas as experiências que pudermos aqui para que no futuro, isso nos leve muito mais adiante”, afirma.

Cel PM Roosevelt Alencar, Diretor-Geral da AESP, participou da recepção dos jovens e lhes deu as boas vindas. Para ele, a iniciativa de aderir ao Projeto Primeiro Passo remonta ao compromisso da Academia com a responsabilidade social de alcançar a comunidade.

“Essa oportunidade vocês devem aproveitar e agarrar. Esse é, de fato, o primeiro passo da carreira e da vida de vocês, pois o que vierem a aprender nesta Instituição de Ensino deverá ser dotado de responsabilidade, mas também com um invólucro de respeito, carinho e afeto cedido por parte de todos que fazem a Academia. Estamos muitos felizes por tê-los aqui! Esperamos que vocês amadureçam e se estão aqui é porque têm capacidade intelectual e disposição para vencer as dificuldades. Desejo muito sucesso a todos e contamos com o auxílio de vocês para fazermos a AESP/CE não só referência nacional, mas internacional, uma família da qual vocês passam a fazer parte agora”, destacou o Diretor-Geral.