AESP realiza solenidade cívico-militar e palestra com Comandante Geral da PMCE

30 de abril de 2013 - 12:40

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, hoje, 26 de abril, às 7h, solenidade cívico-militar, na qual participaram autoridades do Sistema de Segurança Pública do Ceará, bem como os colaboradores e discentes dos cursos realizados pela Academia. Às 9h, teve início palestra com o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cel PM Werisleik Pontes Matias, a convite da Direção Geral da Academia.

SOLENIDADE – Candidatos do Curso de Formação Profissional da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE), bem como discentes dos cursos de formação continuada e ascensão profissional, realizaram parada e desfile militar em continência às autoridades.

O início da solenidade se deu com a permissão do Cel PM Werisleik Matias ao Subtenente PM Matos, Comandante da Parada, para dar início à cerimônia.

A Secretária Executiva da AESP/CE, Mariana Abreu, realizou o hasteamento da Bandeira Nacional, ao tempo em que era entoado pela Banda de Música da PMCE, o Hino Nacional Brasileiro. Também foi entoado o Hino da Polícia Militar do Ceará.

Trajano, candidato ao cargo de soldado, do Grupo I, falou sobre a formação que está recebendo na AESP/CE e sobre o sonho e as expectativas de pertencer à Polícia Militar.  ?Acredito que muitos entram aqui com muitos sonhos, como o de alcançar estabilidade financeira, ter condições de casar, poder formar uma família, mas o nosso principal sonho deve ser conseguir nos tornar policiais. A carreira militar não é um emprego, e sim, um sonho de ter a honra de poder defender a sociedade cearense. Aqui nós aprendemos princípios que levaremos para vida toda. Aprendemos até que uma continência vem a representar um bom dia, um boa tarde, uma boa noite, não é uma obrigação.? Ele finalizou o discurso citando a frase: ?Um sonho que se sonha só é um sonho, um sonho que se sonha em conjunto é uma realidade?.

Dando continuidade à solenidade, a nova Coordenadora Geral de Ensino da AESP/CE, Delegada de Polícia Civil Jeovânia Holanda, falou da importância de momentos como estes, que integram as forças de segurança pública do nosso Estado e reforçam a união entre elas. ?De nada adianta termos uma Polícia Civil motivada e orgulhosa de si, se a Polícia Militar também não estiver com o mesmo sentimento. Todos nós temos um único objetivo, o de manter a paz social. E só juntos poderemos alcançá-lo?, afirmou.

O Diretor-Geral da Academia, Cel PM Alencar, afirma que momentos nobres como estes, tipicamente militares, têm como objetivo fazer o alinhamento dos princípios e valores repassados aos discentes e observar a vocação e o propósito dos candidatos para o ingresso na PMCE, e para que possam, consequentemente, desenvolver um bom trabalho enquanto PMs. ?Nosso objetivo é levar a AESP a se tornar referência não só nacionalmente, mas a nível internacional no âmbito da formação dos novos policiais militares e de todos os profissionais da Segurança Pública?, destacou.

Finalizando o evento, o Comandante da PMCE, Cel PM Werisleik Matias, afirmou que estes momentos são ímpares e a partir deles se pode observar o interesse e o despertar desse sonho que é fazer parte da PM. ?Aprendam a amar a Polícia Militar e não se deixem levar por quem não dispõe de compromisso?, observou.

PALESTRA ? O Cel PM Werisleik Matias ministrou palestra aos discentes do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP).

Werisleik tirou dúvidas, prestou esclarecimentos aos oficiais e os motivou a continuarem exercendo suas funções de gestores e comandantes de unidades e subunidades, com o trabalho voltado ao interesse público e à proteção da população. Ele também ressaltou os valores institucionais alinhados e a honra de ser oficial, em razão de sua responsabilidade para com o social.