AESP encerra atividades do Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Sobral

18 de abril de 2013 - 11:27

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) encerrou, no dia 10 de março de 2013, as atividades curriculares do Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Sobral (CFP/GMS). Ao todo, 41 candidatos concluíram o curso e devem compor os novos efetivos da corporação em breve.

O curso teve início em outubro do ano passado, duração de cinco meses e carga horária de 800 horas/aula. As aulas ocorreram na sede da Célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) de Sobral.

As atividades, divididas em quatro módulos de aulas regulares, e um de atividades complementares, contemplaram aulas de Noções Jurídicas, Direitos Humanos e Relações Interculturais, Policiamento Comunitário, Noções Básicas de Primeiros Socorros, Mediação de Conflitos, Técnicas de Defesa Pessoal, Condicionamento Físico, Prática de Tiro Defensivo com Munição menos Letal. Além disso, os candidatos realizaram Estágio Supervisionado durante os finais de semana e feriados, nos Postos de Serviço Operacional da Guarda Municipal de Sobral, bem como em eventos sediados pela cidade.

Representando a Academia, atuou como Coordenador do Curso, o Capitão PM Mavignier Guimarães. O Capitão PM Eduardo atuou como coordenador local e o Subinspetor Rodrigues, da Guarda Municipal de Sobral, como monitor.

Em cumprimento à etapa final do Curso, a AESP também realizou o Teste de Avaliação Física (TAF) para os candidatos, nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo de Sobral e no Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Estádio do Junco), com provas de flexão, barra fixa e testes de abdominal e corrida. A Comissão da AESP realizada para avaliar o desempenho dos candidatos foi composta pelo Capitão PM Johnny Dias, Supervisor do Núcleo de Atividades Físicas da Academia, juntamente com o Ten Cel PM Nascimento e Capitão PM Liberato.

Para o Coordenador do CFP/GMS, Capitão PM Mavignier Guimarães, o objetivo do Curso foi “capacitar os futuros integrantes da Guarda Municipal de Sobral para o exercício da função, numa vertente comunitária e preventiva, integrada ao Sistema de Segurança Pública, visando a promoção, a defesa e a garantia dos Direitos Humanos, bem como a adoção de atitudes de justiça, cooperação, respeito à lei e repúdio a qualquer forma de intolerância”.