AESP se faz presente na reunião extraordinária de planejamento de segurança para a Copa das Confederações FIFA 2013

15 de abril de 2013 - 17:03

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) por meio da Direção Geral, Coordenadores e Assessores se fez presente na reunião extraordinária de planejamento de segurança para a Copa das Confederações FIFA 2013 realizada pelas Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) e Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE).
 
O evento terá duração de dois dias, 15 e 16 de abril de 2013, com o objetivo de fazer um alinhamento das ações de segurança para a Copa das Confederações FIFA 2013.

A abertura do evento se deu através de uma solenidade na manhã de hoje (15), iniciada às 9h, no Centro de Eventos do Ceará, e contou com a presença de diversas autoridades que gerem a segurança pública cearense e participam do planejamento para grandes eventos, dentre elas: o Cel PM Francisco José Bezerra, Secretário da SSPDS, o Secretário Especial da Copa, Ferrucio Feitosa, o Secretário Extraordinário de Segurança Para Grandes Eventos, Jacinto Valdinho Caetano, o Secretário Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza, Francisco José Veras, o Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão, Geraldo Gomes de Mattos Filho, o General de Divisão Carlos César Araújo Lima, também da 10ª Região Militar, o Delegado Federal Nelson Teles, Presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, o Delegado Federal Renato Casarini, Superintendente da Polícia Federal no Ceará, o Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Marco Antônio Maia, o Representante do Comitê de Organização Local da FIFA no Ceará, Roberto Lopes, e Wellington Santos da Silva, Superintendente do Aeroporto Internacional Pinto Martins, representante da Infraero no Ceará.

Para o segundo dia de evento (16), a programação prevista se dará a partir de reuniões com grupos de discussão englobando as temáticas: Operacionalidade; Inteligência; Logística; Capacitação; Comunicação Social e Centro de Comando e Controle.

Para Jacinto Valdinho Caetano, Secretário da SESGE, a segurança pública não poderá errar. Além disso, acrescentou a ideia de que passados estes eventos, “será deixado para as populações de cada estado, um legado de segurança mais adequado”.

Francisco Bezerra, Secretário da SSPDS afirmou que as ações de segurança em prol da Copa das Confederações e demais eventos de grande porte devem ser tratadas de forma coesa. Ele reforçou o pensamento de que “as ações não devem ser pensadas apenas para receber o público externo, mas para manter segura a sociedade cearense”.