AESP sedia II Reunião Ordinária com Delegados de Polícia e Escrivães de Fortaleza e Região Metropolitana do Ministério Público Estadual

15 de abril de 2013 - 11:53

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) sediou, na manhã do dia 05 de abril, a II Reunião Ordinária com Delegados de Polícia e Escrivães de Fortaleza e Região Metropolitana do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE). O encontro reuniu profissionais que trabalham no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

Estiveram presentes a Dra. Maria Magnólia Barbosa da Silva, Procuradora de Justiça e Coordenadora dos Núcleos de Gênero Pró-Mulher do MP-CE, o Dr. Anailton Mendes de Sá Diniz, Promotor Auxiliar da Promotoria do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, a Dra. Liduina Maria de Sousa Martins, Promotora de Justiça do Núcleo de Gênero Pró-Mulher de Fortaleza, a Dra. Rena Gomes Moura, Delegada de Polícia Civil e Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza.

Recepcionaram os convidados e conduziram o encontro, representantes da Polícia Civil na AESP/CE, Dr. Demóstenes Cartaxo, Delegado e Orientador da Célula de Altos Estudos da Academia, e a Dra. Jeovânia Holanda, Delegada e Assessora Especial de Extensão e Cultura. Eles fizeram a apresentação dos principais trabalhos desenvolvidos e destacaram o caráter multi-institucional da Academia.

Na ocasião, Dra. Maria Magnólia falou sobre o desenvolvimento de Políticas Públicas de Prevenção com base na Lei Maria da Penha. O Dr. Anailton Mendes destacou a atuação da Polícia Judiciária especificamente no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A Dra. Liduina Maria abordou as implicações da concessão de fiança arbitrada pela autoridade policial nos casos de violência desse tipo. A Dra. Rena Gomes apresentou um estudo de casos reais sobre esta mesma temática.

“A AESP, mais uma vez, abre suas portas para o estudo, discussão e aprofundamento de questões pontuais na Segurança Pública, contribuindo assim para o fortalecimento do conhecimento jurídico-técnico-policial-científico e o estreitamento dos laços profissionais e institucionais”, destacou o Orientador da Célula de Altos Estudos da AESP/CE, Delegado Demóstenes Cartaxo.