AESP forma policiais militares para o Choque Montado

3 de abril de 2013 - 12:33

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), representada pelo Diretor-Geral, Cel PM Roosevelt Alencar, se fez presente na Solenidade de Formatura de 18 profissionais de segurança pública do III Curso de Operações de Choque Montado – COCM 2013.

O evento aconteceu na sede do Regimento de Polícia Montada Cel Moura Brasil, na noite do dia 23 de março de 2013. Dentre os formandos estão policiais militares cearenses, de outros estados e de outro País, do Paraguai.

SOLENIDADE ? Durante a Solenidade foi concedido pela AESP/CE, ao aluno Pablo Antônio Del Puerto Sanabria, melhor colocado no processo de formação para o Choque Montado, o Diploma de Honra ao Mérito Intelectual.


Diretor-Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, entrega Diploma de Honra ao Mérito Intelectual ao aluno Pablo Antônio Del Puerto

A turma de formandos, por meio do Comandante da Célula de Regimento de Polícia Montada Cel Moura Brasil, Ten Cel PM Ghiorgiony Franklin, homenageou ao Diretor Geral da Academia, Cel PM Roosevelt Alencar, com a placa de paraninfo da turma.

Alencar agradeceu a homenagem recebida e expôs que se tem investido na valorização profissional, perpassando pelos processos de formação e capacitação dos profissionais da segurança pública do Estado do Ceará. Um exemplo a ser dado seria esse Curso concluído, que tem atravessado fronteiras, tanto que essa versão do curso contou com a participação de policiais militares de vários Estados, como Alagoas, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E que, ainda de forma inédita, na história do Regimento e da AESP/CE, pode-se contar com a participação internacional de dois policiais militares pertencentes à Polícia Nacional do Paraguai.


Cel PM Roosevelt Alencar foi homenageado com a placa de paraninfo da turma

Nos últimos momentos da Solenidade, foi realizada a entrega dos brevês, das esporas negras e do pingalim, símbolos do Corcel Negro, título concedido aos concludentes do curso. Além disso, todos os presentes puderam assistir uma apresentação hípica, onde os alunos puderam fazer demonstrações daquilo que foi aprendido nos dois meses de formação, o momento de oração feito pelos formandos (clique aqui para visualizar a Oração do Cavalariano), acompanhada de um belo show pirotécnico.


 

CURSO – O curso teve início em 21 de janeiro passado, começando com 26 policiais militares. No entanto, apenas 18 deles conseguiram concluir, com êxito, a terceira versão do curso, que contou com instruções de técnica de policiamento montado, controle de distúrbios civis a cavalo, preparação do cavalo e do cavaleiro de choque e tiro policial defensivo, inclusive montado, além de noções de emergência pré-hospitalar, emergência veterinária e um estágio de sobrevivência em regiões inóspitas. O curso teve o total de 420 horas/aula.

O Curso de Operações de Choque Montado faz parte da série de cursos que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, através da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), tem realizado, objetivando a formação e o aperfeiçoamento de seus efetivos para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014.

Dentre os discentes, o curso qualificou policiais militares cearenses, de vários estados brasileiros como: Alagoas, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E, de forma inédita, na história do Regimento e da AESP, contou com a participação internacional de dois policiais militares pertencentes à Polícia Nacional do Paraguai.