Solenidade marca formatura do III Curso de Operações de Choque Montado

27 de março de 2013 - 11:24

Solenidade prevista para as 19 horas desta quinta-feira (21.03) marca a formação de 18 profissionais de segurança pública no III Curso de Operações de Choque Montado – COCM 2013. O evento acontece na sede do Regimento de Polícia Montada Cel Moura Brasil (Avenida Washington Soares, 7250). Além de PMs cearenses, militares de outros estados brasileiros e até de outro País participaram do curso.

O curso que se iniciou em 21 de janeiro passado, começou com 26 policiais militares. No entanto, apenas 18 deles conseguiram concluir com êxito a terceira versão do curso, que contou com instruções de técnica de policiamento montado, controle de distúrbios civis a cavalo, preparação do cavalo e do cavaleiro de choque e tiro policial defensivo, inclusive montado, além de noções de emergência pré-hospitalar, emergência veterinária e um estágio de sobrevivência em regiões inóspitas. O curso teve o total de 420 horas/aula.

O Curso de Operações de Choque Montado faz parte da série de cursos que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, através da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), tem realizado, objetivando a formação e o aperfeiçoamento de seus efetivos para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014.

A qualidade da formação da Cavalaria da PMCE tem atravessado fronteiras, tanto que essa versão do curso contou com a participação de policiais militares de vários estados, como Alagoas, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ocorreu, ainda, de forma inédita na história do Regimento e da AESP, a participação internacional de dois policiais militares pertencentes à Polícia Nacional do Paraguai.

Na formatura de hoje ocorrerá a entrega dos brevês, das esporas negras e do pingalim, símbolos do Corcel Negro, título concedido aos concludentes do curso. Será concedido pela AESP/CE, o Diploma de Honra ao Mérito Intelectual para o primeiro aluno da turma. Haverá ainda, ao final da formatura uma apresentação hípica, onde os alunos poderão fazer demonstrações daquilo que foi aprendido nos dois meses de formação.

Para mais informações:

Ten Cel PM Fernando Albano: (85) 8878.8640 ou Ten PM Nara Fernandes (85) 8814.9861