AESP comemora o Dia Internacional da Mulher com palestra motivacional para as colaboradoras e com o lançamento do Jornal Institucional ?AESP Em Foco?

27 de março de 2013 - 11:26

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) celebra, na manhã de hoje, 08 de março, o Dia Internacional da Mulher, com cerimônia e palestra dedicadas especialmente ao público feminino, bem como, com o lançamento do Jornal Institucional ?AESP Em Foco? (Clique aqui para visualizá-lo), em edição especial dedicada às mulheres que trabalham na Instituição.

Palestra

Na ocasião, a Assessora de Comunicação da AESP/CE, Nádia Juvêncio, graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Evolutivo, especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e em temáticas relacionadas à Comunicação e ao Marketing, ministrou palestra intitulada ?Comunicação e Motivação? aos colaboradores presentes, focando o público feminino.
 
Cerimônia

Em seguida, as principais gestoras da Academia, convidadas a compor a mesa de honra da sessão, falaram um pouco sobre a importância deste dia. A Assessora de Extensão e Cultura, Jeovânia Holanda, ilustrou seu pensamento explicando a força da mulher, com a pintura ?A Liberdade Guiando o Povo?, de Eugène Delacroix, exposta no Museu do Louvre, em Paris.

A Coordenadora Geral de Administração e Finanças da AESP/CE, Eliana Gondim, aproveitou para parabenizar e agradecer a todas as mulheres que fazem parte do corpo efetivo da Instituição, pelo desempenho na realização das atividades, bem como pela capacidade profissional de cada uma.

Telma Melo, Coordenadora Geral de Ensino e Instrução, lembrou que o mais importante neste dia, além de todas as homenagens, é recordar as lutas de todas as mulheres, para poderem conquistar o espaço que vem ocupando hoje em dia.

A Secretária Executiva da AESP/CE, Mariana Abreu, que também compõe a Câmara Técnica Estadual de Gestão e Acompanhamento do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Ceará (CEPAM) e o Conselho de Gestores de Direitos Humanos do Gabinete do Governador (COPDH), fez um apanhado histórico dos motivos que levaram a data a ser comemorada internacionalmente, lembrando do ano de 1857, quando, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, operárias em greve de uma fábrica de tecidos, morreram carbonizadas em um incêndio proposital, por reivindicar melhores condições de trabalho.

Ela ressaltou ainda que mesmo que a mulher esteja ocupando um número maior do que antigamente ocupava em cargos públicos, ainda há muito a se avançar. ?O que se percebe claramente é que, apesar dos diplomas e competências comparáveis, a diferenciação das responsabilidades hierárquicas e das remunerações entre homens e mulheres permanece. Mulheres no poder, a exemplo da nossa Presidenta Dilma e da Chanceler Alemã Angela Merkel demonstram mais a exceção do que a regra?, afirmou.

Mariana Abreu salientou que na Academia, dos onze postos mais importantes, nove são ocupados por mulheres e parabenizou o Diretor-Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, pela valorização destas profissionais, que são de grande capacidade técnica e intelectual e que tanto contribuem para o para o Sistema de Segurança Pública e para a sociedade como um todo. (Veja aqui o discurso da Secretária Executiva da AESP/CE na íntegra)

Lançamento ?AESP em Foco?

No mesmo evento, deu-se o lançamento do ?AESP em Foco?, jornal institucional, produzido pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Órgão, em edição especial dedicada às mulheres que trabalham na Instituição, trazendo homenagens e matérias abordando o diferencial que elas trazem para a Segurança Pública.

O periódico será de frequência mensal e deverá reforçar a divulgação das ações mais marcantes desenvolvidas pela AESP/CE, primeiramente disponibilizadas neste Portal, bem como, realizar pautas mais direcionadas ao público interno. Os demais colaboradores também podem contribuir para a publicação enviando comentários, sugestões de pauta e críticas.

Encerramento

Encerrando a sessão, o Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, parabenizou o conteúdo desenvolvido pela ASCOM na criação de mais este meio de comunicação do Órgão, agradeceu e elogiou o trabalho do quadro efetivo feminino e ressaltou que a valorização das mulheres deve-se dar em todos os ambientes e de forma cotidiana.