SSPDS e AESP são convidadas a participar do II Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos

13 de março de 2013 - 12:46

Na manhã do dia 06 de março, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) recebeu a visita da Coordenadora Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Gabinete do Governador (COPDH) e Defensora Pública, Michele Camelo, e do Procurador do Estado e Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), César Barros Leal, a fim de convidar os servidores da Academia e das demais vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) a participar do II Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos, realizado pelo IBDH em parceria com o Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), com o Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (CETREI/PGE-CE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), além de numerosas instituições.

Representando os colaboradores da AESP, estiveram presentes no encontro, o Diretor-Geral, Cel PM Roosevelt Alencar, a Secretária Executiva, Mariana Abreu, a Coordenadora Geral de Ensino e Instrução, Telma Melo, e a Assessora de Extensão e Cultura, Jeovânia Holanda. Também participaram do encontro, o Cap. PM Weibson Braga, Gerente de Projetos da COPDH/GabGov e a Jornalista e Assessora do CETREI/PGE-CE, Elisianne Campos.

Curso

O Curso deverá ocorrer no período de 06 a 17 de maio, no Hotel Blue Tree, em Fortaleza e terá como temática central “Acesso à justiça e segurança cidadã”. O objetivo é criar um espaço acadêmico de capacitação e diálogo, de intercâmbio de experiências e elaboração de propostas de soluções para os problemas relacionados aos direitos humanos no Brasil. A programação do curso inclui palestras, painéis, estudos de caso e oficinas, além de outras atividades.

O corpo docente será formado por professores e especialistas brasileiros e estrangeiros, entre eles Antônio Augusto Cançado Trindade, membro da Corte Internacional de Justiça em Haia, e Jorge Miranda, jurista português, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Os palestrantes enfocarão prioritariamente o estudo, a reflexão e as propostas acerca dos instrumentos e mecanismos do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e sua conexão com a realidade e as normativas do Brasil.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 18 de março e podem ser feitas no Portal da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por meio do endereço eletrônico http://www.pge.ce.gov.br/site/sala-de-imprensa/noticias/1242 (Ao ser direcionado para o site do Governo do Estado do Ceará, escolha na guia à esquerda da tela a opção "Ir para PGE"). Ao todo, serão disponibilizadas 120 vagas.

Mais informações:

Centro de Estudos e Treinamento- CETREI- PGE/CE
cetrei@pge.ce.gov.br
Tel: (85)3459 6351
www.pge.ce.gov.br

Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH)
cesarbl@matrix.com.br
www.ibdh.org.br