AESP ministra aulas de Noções de Primeiros Socorros

1 de março de 2013 - 09:50

Alunos do Curso de Habilitação para Coordenador e Monitor da AESP/CE, na manhã desta quarta-feira (06 de fevereiro), assistiram aulas da disciplina de Noções de Primeiros Socorros, ministrada pelo Subtenente BM Mendes, enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Fortaleza), bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com especialização em Urgência e Emergência e Enfermagem do Trabalho.

Para o Subtenente BM Mendes, a disciplina de Primeiros Socorros é de fundamental importância para que todos tenham conhecimento de como lidar em situações de emergência. “Não só os funcionários da AESP, assim como todos da Segurança Pública, da Saúde, do sistema educacional, devem se preocupar com isso porque são técnicas simples, manobras simples, em que nós podemos evitar o máximo possível que lesões e ferimentos se agravem com as vítimas”.

Mendes ainda afirma que “o objetivo dessa disciplina é que os coordenadores e monitores possam se tornar multiplicadores de conhecimento nessa área. Às vezes eles podem não ter prática na área, mas eles recebendo uma instrução dessas, vão ter a noção de como repassar essas informações para os alunos, para que estes também se tornem multiplicadores das técnicas. Então, a AESP está de parabéns por qualificar seus colaboradores nessa área”, concluiu o instrutor da disciplina.”

Participam da instrução e do Curso, profissionais da Segurança Pública, de Instituições vinculadas e convidadas.

Antônio José dos Santos Pastor, Delegado de Polícia Civil do Ceará, opinou sobre o treinamento: “É muito interessante porque, como é proposto pelo Curso, nós temos na área policial, muitas matérias da ordem prática e, nestes treinamentos, pode acontecer uma situação de primeiros socorros. Então, dotados desses conhecimentos, nós podemos agir enquanto o socorro especializado vem. E, nesse primeiro socorro nós podemos salvar vidas”.

O Major PM Saimon, Orientador da Célula da Folha de Pagamento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), conclui o pensamento do colega de Curso: “Enquanto coordenador, monitor ou instrutor de curso, que por muitas vezes se depara com situações de acidentes, ele próprio sabendo manusear, conhecendo essas técnicas, já pode vir a realizar um atendimento prévio, preservando a vida de um aluno que, algumas vezes chegam a se machucar em treinamentos de situações parecidas com a realidade.”