AESP passa a ofertar Cursos de Ensino a Distância por meio da plataforma Moodle

26 de dezembro de 2012 - 15:16

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) começa a utilizar, a partir de dezembro, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), a plataforma Moodle, software livre, de apoio à aprendizagem.

O programa permite a criação de cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, e está disponível em 75 línguas diferentes. Ele foi adaptado, por colaboradores da AESP/CE, para o uso da Academia, inicialmente, na disciplina de Análise Criminal, do Curso de Aperfeiçoamento de Escrivães e Delegados de 1ª para 2ª Classe da Polícia Civil do Ceará.

A ideia da implantação da plataforma foi fruto do debate entre diretores e representantes de Academias, no I Encontro de Gestores de Ensino de Segurança Pública do Nordeste (I ENGESP/NE), e uma das selecionadas a serem apresentadas pelo Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, na 35ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Segurança do Nordeste (CONSENE), realizada na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.

A proposta acabou por ser acatada logo no planejamento organizacional da AESP para dezembro, no curso citado.

Segundo a Orientadora da Célula de Educação a Distância da AESP, Neyla Santana, o objetivo é inserir disciplinas à distância nos cursos variados e atingir o maior número de profissionais de Segurança Pública, facilitando o acesso para aqueles que moram distantes da Academia e de outros centros de ensino.

Para o Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, a implantação do Moodle na Instituição validou ainda mais a utilização do Ensino a Distância (EAD) como parte integrante das matrizes curriculares dos Cursos de Habilitação e Aperfeiçoamento para a ascensão funcional.

"É do interesse da Direção Geral ter um maior percentual de agentes de segurança abrangido pelo Ensino a Distância. Quem também tiver interesse de disponibilizar cursos para a AESP na plataforma, pode procurar a nossa Coordenadoria de Ensino para analisar a viabilidade", afirma o Diretor.

Matérias relacionadas

ENGESP:http://portal.aesp.ce.gov.br/buscaNoticiaDetalhada.do?tipoPortal=3&action=detail&codNoticia=2439&filtroBusca=ENGESP

CONSENE:http://portal.aesp.ce.gov.br/buscaNoticiaDetalhada.do?tipoPortal=3&action=detail&codNoticia=2457&filtroBusca=ENGESP