AESP realiza solenidade de formatura da Turma I do Curso de Habilitação a Oficiais da Polícia Militar do Ceará 2012

26 de dezembro de 2012 - 10:34


Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, e o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Cel PM Werisleik Matias, descerram a placa de formatura da Turma I do Curso de Habilitação a Oficial da PM 2012

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, na manhã desta quinta-feira, 20 de dezembro, no Auditório Principal, a solenidade de formatura da Turma I do Curso de Habilitação a Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CHO/PMCE) de 2012.

Estiveram presentes na cerimônia, o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel PM Werisleik Matias, representando o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Coronel PM Francisco Bezerra; o Tenente-Coronel PM José Rocha Franco Neto, representando o Coronel PM Joel Costa Brasil, Secretário Chefe da Casa Militar do Estado, o Dr. Geraldo Bertolo , representante da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública; o Delegado Antônio Elzo Moreira Ferreira, representando o Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará, Luiz Carlos Dantas; o Tenente-Coronel BM Anderson Alves Viana, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Coronel BM Joaquim dos Santos Neto; o Subtenente PM Francisco Zelio Matias de Menezes, Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Ceará; a Coordenadora Geral de Ensino e Instrução da AESP/CE, Dra. Telma Melo, e o Diretor Geral da AESP/CE, Coronel PM Roosevelt Alencar, bem como familiares e amigos dos concludentes.

A banda de música da Polícia Militar do Ceará também se fez presente e iniciou a abertura da solenidade, entoando o Hino da Corporação.


Subtenente PM Wendel Bezerra, primeiro colocado da Turma I do CHO/2012, recebe do Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, e do Comandante Geral da PMCE, Cel Werisleik Matias, os cumprimentos e o certificado de conclusão do Curso

Na ocasião, o Subtenente PM Frank Wendel da Silva Bezerra, primeiro colocado deste processo de formação, recebeu das mãos do Comandante Geral da PMCE, Coronel Werisleik Matias e do Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, o certificado de conclusão do Curso e de acordo com Werisleik, de forma inédita, Wendel receberá do Comando Geral da PMCE a Barreta do Mérito Intelectual.  

Além disso, todos os 38 concludentes receberam o Brevê, que foi colocado no uniforme de formatura de cada um deles pelos respectivos padrinhos e madrinhas.

A Sub Ten PM Elisângela foi a oradora do grupo e discursou  para os presentes, falando dos desafios que foram enfrentados durante os quatro meses de Curso e do sentimento da possibilidade que se aproxima de atingir o oficialato, após a capacitação obtida. Ela falou ainda do sentimento de gratidão à Academia, à Diretoria e à Corporação da Polícia Militar pela oportunidade de crescer na profissão que tanto estima, além de exaltar o espírito de união e amizade entre os colegas de curso e de profissão.

?Há exatos quatro meses, esse grupo tomou assento neste auditório, para a aula inaugural, cheio de expectativa, receio e ansiedade pelo que estava por vir. O novo era ao mesmo tempo temido e desafiador. Cada subtenente trazia consigo uma bagagem de experiência que seria enriquecida ao longo do tempo pelos ensinamentos até então desconhecidos por nós. Seríamos lapidados e fomos para que pudéssemos suportar sobre nossos ombros a responsabilidade de ser oficial. Naquele azo, tudo que sonhávamos era ostentar as tão desejadas estrelas; nosso pensamento pueril e a empolgação inicial não permitiam que extraíssemos do verbete responsabilidade seu exato significado. E foi para desanuviar nossos olhos que a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) se empenhou em forjar nossas mentes, na sabedoria, e ?pari passu?, despertamos para a seguinte realidade: ser oficial não é status ou uma diminuta vaidade; é, acima de tudo, consciência de que sempre se terá uma tropa a ser liderada, uma decisão a ser tomada, um comando a ser assumido e que para isso precisamos estar preparados?, declarou em discurso a Subtenente PM Elisângela. (Clique aqui para ter acesso ao discurso na íntegra)

Os concludentes apresentaram ainda um vídeo homenageando os professores, monitores, instrutores e colegas.

O Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, falou do orgulho de ter concretizado este Curso e de permitir habilitar ao posto de 1º Tenente PM, os 38 alunos matriculados no CHO/PMCE 2012.

?Em nome de todos que compõem esta Academia, afirmo que cada um de vocês, estimado colegas da corporação da Policia Militar, alunos da AESP/CE, são merecedores de mais esta conquista, pois estão fazendo história, a história de suas próprias vidas ao passarem por mais esse processo seletivo para poderem se habilitar ao posto de oficialato e a história da Corporação da PMCE, por estarem representando uma das melhores turmas de CHO, já formadas até então, como o próprio lema da turma vem a ressaltar: ?CHO PM/2012 ? Nós somos o que somos devido ao que todos nós somos??, declarou o Diretor Geral da AESP. Clique aqui para ter acesso ao discurso na íntegra.

O Coronel PM Werisleik Matias, Comandante Geral da PMCE, encerrou a solenidade afirmando que, no que depender dele, enquanto estiver no Comando da PMCE, todos os anos terá concurso do CHO. Além disso, ele elogiou as palavras da Sub Ten PM Elisângela, afirmando que ela definiu exatamente o que é ser um Policial Militar. ?Você trouxe para esta instituição, palavras que deveríamos imprimir e colocar no bolso de cada policial militar de nossa Instituição. Diante destes sentimentos, estamos cada vez mais juntos para tornar a PM cada vez melhor?, afirma o Comandante Geral da PM.


Alunos do CHO, corpo docente, diretoria e colaboradores da AESP/CE, confratenizaram após a solenidade

Ao final, foi servido um coquetel de comemoração a todos os convidados.