AESP promove palestra e lançamento do livro ?Políticas Públicas de Segurança?

6 de dezembro de 2012 - 12:05

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), por meio da Assessoria Especial de Extensão e Cultura, promoveu na última terça-feira, 04 de dezembro, às 14h, no Auditório Principal, palestra e lançamento do livro de tema “Políticas Públicas de Segurança”, ministrada e escrito pelo Doutor em Direito, Laécio Noronha Xavier.

O evento foi direcionado aos colaboradores da Academia, bem como a todos os agentes de segurança pública do Estado do Ceará e aberto à população cearense.

Compuseram a mesa: a Secretária Executiva da AESP/CE, Mariana Abreu, a Coordenadora Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará (COPDH/CE), Michele Camelo, e a Assessora Especial de Extensão e Cultura da AESP/CE e Delegada de Polícia Civil do Ceará, Jeovânia Holanda.

O palestrante Laécio Noronha falou sobre pontos referentes às Políticas Públicas de Segurança no que se referem sua eficácia que não depende somente de bons planos executivos de repressão qualificada, disponibilidade de recursos financeiros e amplas estruturas materiais, mas também da atuação compromissada dos diferentes agentes públicos e da capacidade de reflexão política e organização social das comunidades locais.

Laécio também ressaltou que “se faz necessário um engajamento do Município, sociedade civil, Instituições de Ensino Superior e iniciativa privada em ações “extrapoliciais” de caráter preventivo, subsidiário e científico, tais como: síntese e diagnóstico, planejamento e reforma urbana, mapeamento das áreas e das espécies de conflitos e uma gama de políticas sociais que promovam a cidadania e ofertem serviços básicos ao lócus comunitário”.

A palestra foi finalizada com a ideia central do livro “Políticas Públicas de Segurança” que Laécio Noronha lançou, também, na tarde desta terça-feira na AESP/CE, de que “uma concepção realista de Segurança Pública reconhece que é vital quebrar o ?monopólio? da atuação policial para o enfrentamento da violência, criminalidade e marginalidade, através de uma visão sistêmica, integrada e aberta da gestão de seus temas e problemas e que envolva os atores políticos, sociais e econômicos que organizam, mobilizam e/ou prestam serviços essenciais à população”.

Palestrante:

Laécio Noronha Xavier – Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor auxiliar da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Urbanístico, Internacional e Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa, Direito e Planejamento Urbano, Ciência Política, Teoria Econômica e Terceiro Setor.

Serviço:
Palestra e lançamento do livro “Políticas Públicas de Segurança” com Laécio Noronha.
Data: 04 de dezembro de 2012
Local: Auditório Principal da AESP/CE – 1º Andar
Av. Presidente Costa e Silva, nº 1251 – Mondubim – Fortaleza/Ceará.