Cineclube AESP possibilita debate sobre o Sistema Carcerário Brasileiro

3 de dezembro de 2012 - 15:37

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) via Assessoria Especial de Extensão e Cultura, promoveu na tarde desta quinta-feira, 29 de novembro, às 13h30min, em seu Auditório Principal, a 7ª edição do Cineclube AESP 2012.2.

Nesta edição, o documentário em destaque foi “CPI do Sistema Carcerário”, que é fruto de um relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito, dotado da finalidade de investigar a realidade do Sistema Carcerário Brasileiro, com destaque para a superlotação dos presídios, custos sociais e econômicos desses estabelecimentos, a permanência de encarcerados que já cumpriram a pena, a violência dentro das instituições do sistema carcerário, corrupção, crime organizado e suas ramificações nos presídios e buscar soluções para o efetivo cumprimento da Lei de Execução Penal – LEP.

Este documentário subsidiou e permitiu o debate a cerca dos fatores sociais causadores do comportamento violento e de maneiras preventivas de combate à proliferação dos atos criminosos, visando à conscientização da juventude a fim de agir na raiz dos problemas carcerários de nossa nação.

Dentre os presentes, estiveram alunos do ensino médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Centro Educacional Moema Távora.

E para a promoção deste debate contou-se com a colaboração da Delegada de Polícia Judiciária do Ceará, Jeovânia Holanda, Assessora Especial de Extensão e Cultura da AESP/CE que o objetivo desse debate foi fazer com que os alunos possam entender um pouco mais sobre o sistema carcerário do Brasil e a realidade face à Lei de Execução Penal 7.210/84.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AESP/CE.