AESP encerra atividades da última turma do Curso de Habilitação a Cabo da Polícia Militar do Ceará, do ano de 2012, em Sobral

28 de novembro de 2012 - 10:15

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) encerrou as atividades da última turma do Curso de Habilitação ao Cargo de Cabo da Polícia Militar do Ceará (CHC/PMCE), do ano de 2012, neste mês, no dia 1º de novembro, com aulas práticas de tiros para os 29 alunos da Turma XIX, no estande do Quartel do Exército, no município de Sobral.

Na atividade foram praticados tiros em diferentes posições, com armas de cano curto e de cano longo, com munição calibre ponto quarenta, utilizados pelas forças policiais do Estado do Ceará, no policiamento ostensivo geral. Cada aluno efetuou 150 disparos em simulações de circunstâncias reais enfrentadas no cotidiano policial.

O objetivo da prática, segundo o Instrutor, Tenente PM Alexandre Torres, foi “elevar o nível de conhecimento da tropa, bem como aperfeiçoar a Técnica Policial Militar, em situações de estresse, e aumentar o nível de segurança no manuseio de armas de fogo, com o intuito de evitar acidentes e incidentes de tiro que porventura venham a acontecer no ato de uma abordagem, resultando no aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos no decorrer da profissão”.

Para o soldado Mauro, aluno da turma XIX do CHC, “a prática de tiro foi essencial para consolidar os conhecimentos teóricos de sala de aula, bem como para saber como se comportar diante de situações de tiro de combate policial, pois os ensinamentos foram desde fundamentos de tiro até como solucionar panes com o armamento no momento do combate”.

Ressalta-se que por medidas preventivas, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sobral esteve a postos durante todos os dias de treinamento para exercer o prontoatendimento em casos de possíveis acidentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AESP/CE.