AESP se faz presente no 5º Encontro de Responsabilidade Social promovido pelo Instituto FIRESO

19 de novembro de 2012 - 17:57

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) se faz presente por meio de seu Diretor Geral, o Ten Cel PM Roosevelt Alencar e, a Assessora Especial de Extensão e Cultura da AESP/CE, Delegada Jeovânia Holanda, no 5o. Encontro de Responsabilidade Social do Ensino Superior, realizado pelo Instituto FIEC de Responsabilidade Social (FIRESO), entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Programa Formação Cidadã, realizado na última quarta-feira, 14/11, na Casa da Indústria.

Com a realização desse evento visou-se possibilitar à comunidade acadêmica um momento para refletir, analisar e intercambiar informações relativas à responsabilidade social, proporcionando um encontro de ideias e percepções. E o Programa Formação Cidadã vem promovendo essa ação ao longo dos últimos quatro anos em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES), na qual a AESP/CE passou a fazer parte após a assinatura de um termo de compromisso firmado com o FIRESO no dia 01 de novembro deste ano.

Este Programa, o Formação Cidadã, neste ano completa dez anos e já é reconhecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) como tecnologia social bem sucedida, que atua nas IES para disseminar, no meio acadêmico, práticas culturais responsavelmente significantes e valores sociais mediante a implementação de disciplinas e cursos de extensão pertinentes à temática da responsabilidade social. Atualmente, 25 IES, que atuam no Ceará, fazem parte do programa, dentre elas a AESP/CE, sendo a primeira instituição pública de ensino com configuração de espaço formativo para profissionais de segurança pública a compor essa rede colaborativa de Responsabilidade Social na educação, gerida por esse Instituto, o FIRESO.

“É de grande significação que o programa Formação Cidadã tenha se transformado nesses dez anos de atuação em tecnologia social para as federações das indústrias do país, e mais ainda saber que, a cada ano, o programa se renova e se expande em permanente construção de conteúdo inovador”, considera a diretora de Responsabilidade Social da FIEC, Wania Dummar. Conforme ela, o encontro também é importante porque fomenta a adesão de novas propostas das IES formadores da rede do programa.

Para o Diretor Geral da AESP/CE, Ten Cel PM Roosevelt Alencar, que neste encontro pode apresentar a política de responsabilidade da Academia, expressou sua satisfação em ter formalizado sua parceria com o FIRESO, em se fazer prazer no evento e afirmou que, Responsabilidade Social deve ser entendida como um processo permanente com adoção de atitudes sociais, preservação do patrimônio histórico e cultural que compõe a evolução da segurança pública do Estado, que vão além da prestação de serviços comunitários, passando pela qualidade de vida no trabalho.