AESP assina Termo de Compromisso ao Programa ?Formação Cidadã? do Instituto FIEC de Responsabilidade Social

9 de novembro de 2012 - 11:55


Da esquerda para a direta: Ana
Claúdia Vieira, Telma Melo, Mariana Abreu, Wânia Dummar, Ten Cel PM
Roosevelt Alencar e a Delegada da Polícia Civil Jeovânia Holanda.


Uma parceria entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e o Instituto FIEC de Responsabilidade Social (FIRESO) garante uma formação aos profissionais da segurança pública cearense dotada de compreensão da realidade social.
 
No dia 01 de novembro deste ano, foi assinado um termo de compromisso em que a AESP/CE passa a fazer parte de uma rede integrada por setores privado, público e educacional que buscam formar alunos e educadores com a compreensão da realidade social, à medida que a práxis cidadã é despertada pelo exercício da solidariedade.
 
Com o termo de compromisso firmado, a AESP/CE passa a ser, conforme a Socióloga Ana Claudia Vieira, Coordenadora do Programa Formação Cidadã do FIRESO, em execução há 10 anos e, Supervisora do Núcleo de Altos Estudos de Segurança Pública da Academia, a primeira instituição pública de ensino com configuração de espaço formativo para profissionais de segurança pública a compor essa rede colaborativa de Responsabilidade Social na educação, gerida por esse Instituto, o FIRESO. 
 
A AESP/CE, a partir desse termo de compromisso, tem como objetivo formalizar sua participação e contribuição em atividades de Responsabilidade Social do Programa Formação Cidadã do FIRESO, nas quais já vem executando por meio de sua Assessoria Especial de Extensão e Cultura, gerida pela Delegada de Polícia Civil Jeovânia Holanda.
 
Dentre os projetos de Responsabilidade Social da AESP/CE, em execução, podem ser citados: Cineclube AESP, promove exibições quinzenais de filmes seguidas de debates com especialistas de diversas áreas temáticas, em que as sessões são gratuitas e abertas ao público; Visita Guiada, que recebe profissionais da segurança e cidadãos em geral; AESP Sustentável, que realiza a coleta seletiva do lixo e incentiva o consumo consciente; Ciclo de Conferências, que aborda diversos assuntos referentes à segurança pública; Inglês e Espanhol aplicados à Segurança Pública, dentre outros projetos.
 
A Vice-Presidenta da FIRESO, Wânia Dummar, que se fez presente na Academia para validar o referido termo de compromisso da AESP/CE com o seu Programa, conheceu as instalações e expôs seu contentamento em ter a Academia como mais um de seus braços nas comunidades.
 
Para Wânia Dummar, ao abraçar a causa do despertar para a realidade social e o exercício da solidariedade, a AESP/CE vem permitir-se a dialogar sobre esses valores com os profissionais de segurança pública em geral. A Vice Presidenta do FIRESO finaliza sua fala ao discursar que "Responsabilidade Social é a mudança de valores e de comportamentos e que conselho ajuda, mas o exemplo é quem arrasta e com essa parceria firmada com a AESP/CE acredita que juntos irão fazer um arrastão social". 
 
O Diretor Geral da AESP/CE, Ten Cel PM Roosevelt Alencar, expressou sua satisfação em formalizar esta parceria com o FIRESO e afirmou que, Responsabilidade Social deve ser entendida como um processo permanente com adoção de atitudes sociais, preservação do patrimônio histórico e cultural que compõe a evolução da segurança pública do Estado, que vão além da prestação de serviços comunitários, passando pela qualidade de vida no trabalho.