Mês das crianças é comemorado com várias atrações na AESP

7 de novembro de 2012 - 12:00

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) promoveu, na manhã do último domingo, das 9h às 12h30, uma grande ação cultural e recreativa em comemoração ao mês das crianças. O Projeto AESP Alegria reuniu cerca de 700 pessoas, dentre elas, 300 crianças, filhas de colaboradores e alunos da Academia, bem como de autoridades e profissionais do sistema de segurança pública do Ceará.

As crianças tiveram a oportunidade de se divertir de diversas formas: brincaram com os personagens da Turma da Mônica, encenados pelo grupo de animação e recreação Pakaraka, com os brinquedos infláveis, como a quadra de futebol de sabão; assistiram às apresentações de grupos de teatro, como a Turminha do Ronda e o Teatro de Bonecos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que por meio de fantoches, falaram, respectivamente, sobre prevenção às drogas e à violência e sobre o consumo consciente de água. Também foi apresentado um número de ginástica rítmica, encenado por jovens beneficiadas pelo Programa Formação Cidadã, do Instituto Fiec de Responsabilidade Social (Fireso), em parceria com a Faculdade Estácio FIC.


Grupo Pakaraka divertiu o público com os personagens da Turma da Mônica


Teatro de Bonecos da Cagece falou sobre o consumo consciente de água


Jovens do Programa Formação Cidadã do Instituto Fireso em parceria com a Estácio FIC apresentaram número de ginástica rítmica


Brinquedos infláveis fizeram a alegria das crianças

Além disso, foi possível a todos conhecer e aprender mais sobre as especificidades de algumas instituições policiais, por meio da exibição das atividades exercidas por eles. O Batalhão da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) fez uma apresentação com as motos que são usadas nas operações, assim como as equipe do Canil e da Cavalaria, da PMCE, mostraram os cães e os cavalos adestrados. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) trouxe um helicóptero usado em operações de busca e salvamento e fez um voo demonstrativo sobre a AESP.


Policiais do canil da PMCE apresentaram número com cães adestrados


PMs do RAIO fizeram várias manobras com as motos

Todos puderam interagir com os policiais e os equipamentos utilizados por eles, tirar fotos, e até mesmo, participar das apresentações, com a orientação e a segurança necessárias. Até mesmo os adultos, que acompanhavam as crianças, participaram ativamente das atividades do evento.


Diretor Geral da AESP, Ten-Cel PM Alencar, acompanhado do filho, brincou com as crianças e animais adestrados do Canil


Crianças montaram nos animais da Cavalaria da PM

A colaboradora Wellida Teles de Araújo, da Célula de Gestão de Pessoas, trouxe o filho Nathan Nycolas, de três anos, para participar. ?O evento foi muito bem organizado, teve bastante espaço para as atividades, cada uma com um tempo certo, e todos puderam aproveitar tudo. O Nathan ficou encantado com a demonstração das motos do Raio, dos cães e dos cavalos do Canil e da Cavalaria, e principalmente, por ter podido voar no helicóptero da Ciopaer. Em casa, ele não para de comentar. E hoje, vejo os demais colaboradores que participaram juntamente com os filhos, sobrinhos, afilhados, elogiando a estrutura do evento, todos adoraram. O retorno está sendo ótimo?, afirma.


Crianças tiveram a oportunidade de conhecer e voar no helicóptero da Ciopaer

O Cap. PM José Liberato Moura Pereira, do Núcleo de Execução de Formação Profissional, trouxe o filho Gabriel, de quatro anos. ?O que o Gabriel mais gostou foram os cães e os cavalos e também ficou encantado com os equipamentos, como as viaturas e o helicóptero da Polícia. Ele diz que sente muito orgulho de ter um pai que é policial, então ele sempre quer saber como funciona a minha profissão e ficou empolgado assistindo a todas as demonstrações feitas pela PM. O evento superou todas as expectativas?, conta.


Crianças posaram para fotos dentro das viaturas do Ronda do Quarteirão

Ewerly Magna, do Núcleo de Atendimento ao Servidor e Aluno, trouxe a sobrinha Geórgia, de apenas um ano de idade. ?É natural nas crianças a empolgação, mas percebi que o evento mexeu principalmente com os adultos. A minha irmã, mãe da Geórgia, parecia mais criança do que a filha. Os outros adultos também brincavam, correram para ver o helicóptero de perto… foi lindo! Até mesmo os oficiais, que possuem aquela imagem de seriedade, estavam bem à vontade, participando das atividades?, observa a colaboradora.


A chegada do helicóptero da Ciopaer encantou adultos e crianças

O candidato a perito criminal de primeira classe, do Curso de Formação Profissional da Perícia Forense, Ronaldo Morais, veio acompanhado dos dois filhos, Pedro Henrique e Roberto, de oito e nove anos, respectivamente. ?Eles gostaram principalmente dos brinquedos infláveis, mas também ficaram muito atentos com a apresentação da Turminha do Ronda?, comenta.


Turminha do Ronda falou sobre prevenção às drogas e à violência

O Diretor Geral da AESP, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, trouxe os filhos, a esposa e demais familiares para participar do evento. ?Muito nos orgulha ver tantas pessoas envolvidas nesta iniciativa, tanto na organização, com a ajuda de nossos colaboradores e parceiros, quanto na participação, com nossos alunos e nossos companheiros profissionais da segurança pública acompanhados de seus filhos, de suas famílias. Esta é uma prova que a integração proposta pela Academia não ocorre apenas nos conteúdos ministrados nas salas de aula, mas também no nosso convívio social. Somos todos agentes construtores da cultura de paz e da educação sócio-cultural.?

O Instituto Fireso, em parceria com a Estácio Fic e a Faculdade Cearense, a Cagece, o Grupo Pakaraka, as instituições policiais como o BPCom, o Raio, o Canil, a Cavalaria  e a Ciopaer, bem como o Corpo de Bombeiros Militar, foram parceiros de fundamental importância para a realização do projeto. "Em nome de todos que fazem a AESP, agradeço aos parceiros pelo o apoio e a colaboração nesta ação social. Na sociedade individualista em que vivemos hoje, onde os valores como a união e a reciprocidade são esquecidos, muito nos emociona ver tantas pessoas e instituições dispostas a proporcionar um momento de alegria a estes pequenos cidadãos que aqui foram homenageados", agradeceu o Diretor-Geral da AESP.