Candidatos a delegado do CFP da Polícia Civil participam de simulação de crise

31 de outubro de 2012 - 12:23

Os candidatos ao cargo de delegado de primeira classe do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil, ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), participaram, na última sexta-feira, de uma simulação de crise. Tratou-se de atividade prática da disciplina de Gerenciamento de Crise, na qual todos os candidatos participaram da encenação de um sequestro e puderam praticar os procedimentos a serem adotados em situações como esta. O treinamento contou com o apoio e a colaboração do Ronda do Quarteirão e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar do Ceará.


Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM participou da simulação

Na ação simulada, sob instrução do Ten-Cel PM Adriano, um infrator fictício realizou um assalto nas proximidades da Academia e a invadiu após perseguição feita por uma equipe do Ronda do Quarteirão. Em seguida, fez um cidadão de refém e o GATE foi acionado via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). A partir daí, os candidatos montaram um “gabinete de crise” para articular as ações que orientaram o Grupo Tático.

Os candidatos praticaram a ação de isolamento do local para evitar a aproximação de curiosos e o estudo da situação da crise, no qual traçaram o perfil do criminoso, estudaram o progresso das negociações e o processo relativo à solução da crise, concluindo com o ritual de rendição do infrator e a liberação do refém.


Candidatos ao cargo de delegado do CFP/PC realizam estudo de crise

Toda a simulação foi registrada e após ser encerrada, todos os candidatos voltaram para as salas de aula para assistir as filmagens e realizarem o estudo de caso.

Para o Diretor Geral da AESP, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, a atividade visou estabelecer o primeiro contato dos candidatos com situações emergenciais, familiarizando-os com a tensão e a pressão sofridas e preparando-os para agir com a habilidade e principalmente com a responsabilidade devida. “É importante que os futuros delegados também tenham em mente que deverão sempre trabalhar em conjunto com outros setores policiais e que devem traçar um protocolo de atuação uniforme e coordenado entre os diversos setores envolvidos pra se chegar à solução da crise. A integração é essencial”, conclui o Diretor.