Cineclube AESP possibilita debate sobre o tema: ?Cultura do Armamento e Violência?

29 de outubro de 2012 - 11:52


Cultura do Armamento e Violência foi o tema do mês de outubro no Cineclube AESP

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) via Assessoria Especial de Extensão e Cultura, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará (COPDH), promoveu nesta última quinta-feira, 25 de outubro, às 13h30min, em seu Auditório Principal, a 6ª edição do Cineclube AESP 2012.2.

O Cineclube AESP promove exibições quinzenais de filmes seguidas de debates com especialistas de diversas áreas temáticas, a fim de que a tela venha ser transformadora por meio de um inovador recurso pedagógico de provocação e animação cultural, em benefício dos alunos, professores e colaboradores desta Academia, bem como à sociedade cearense, pois este é um evento que tem suas sessões gratuitas e abertas ao público.

Nesta edição, o documentário em destaque foi o do cineasta João Moreira Salles denominado, ?Notícias de uma Guerra Particular? que subsidiou e permitiu o debate a cerca do tema ?Cultura do Armamento e Violência? e que contou com a presença especial de duas turmas do Curso de Habilitação a Sargento da Polícia Militar do Ceará.

Para a promoção deste debate foram convidados: Major PM Clauber Wagner Vieira de Paula, atual Orientador da Célula de Formação Profissional da AESP/CE e Francisco José Pereira de Lima (Preto Zezé), produtor cultural e escritor.

Para Preto Zezé, ?o Cineclube AESP é uma iniciativa positiva que permite diálogos sobre diversas visões que, tão logo, se chega a um ambiente de entendimentos onde se leva conhecer como é o dia a dia da polícia. Assim, gerando uma proximidade da comunidade para com a polícia e desta para com a comunidade cearense.

Já o Ten Cel PM Roosevelt Alencar, Diretor Geral da AESP/CE expõe sua satisfação de beneficiar seus colaboradores, alunos da Instituição, bem como toda sociedade cearense, por meio dessa iniciativa de uma de suas assessorias, a de Extensão e Cultura com a conscientização de que se pode e deve-se trabalhar em prol da Responsabilidade Social, gerando um envolvimento social que permitirá diminuir a violência social.

Sinopse do Documentário ?Notícias de uma Guerra Particular?:
Eleito um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos pela Revista de Cinema e vencedor da competição nacional de documentários do festival É Tudo Verdade, ?Notícias de uma Guerra Particular? é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito: traficantes, policiais moradores que vivem no meio do fogo cruzado. Especialistas em segurança pública também aparecem fazendo análises sobre as situações. A realidade da violência é apresentada sem meio-tons e da forma mais abrangente possível, tornando patente o absurdo de uma guerra sem fim e sem vencedores possíveis.

Debatedores:
Clauber Wagner Vieira de Paula – Major da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e Especialista em Altos Estudos em Segurança Pública pela Faculdade Fametro. Atual orientador da Célula de Formação Profissional da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE). Já exerceu outras funções de chefia e liderança dentro da Corporação da PMCE: Secretário Executivo da Casa Militar, Sub-Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Sub-Comandante do Programa Ronda do Quarteirão e Sub-Chefe da Comunicação Social da PMCE.

Francisco José Pereira de Lima ? Bem mais conhecido como Preto Zezé, tem habilidades em produção cultural, além de ser escritor e educador. É o atual Presidente Nacional da Central Única das Favelas (CUFA), desde o ano de 2011. Já articulou  a Caravana Social ?Crack, Tire essa Pedra do seu Caminho? e foi diretor do documentário ?Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada?.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AESP/CE.