AESP oferece Curso de Inglês aplicado à Segurança Pública

26 de outubro de 2012 - 10:38


Da esquerda para a direta: Barbara King (Coordenadora do Curso de Inglês na AESP/CE), Lívia Carvalho (Professora de Inglês na AESP/CE) e Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar (Diretor Geral da AESP/CE)


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou, dia 22 de outubro, o Curso de Inglês aplicado à Segurança Pública.

Integram o corpo discente profissionais das Polícias: Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense, que trabalharão diretamente nos grandes eventos dos quais o Estado será sede, como a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. A oferta do curso se dá através de contrato feito pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) com a Ally International, empresa de ensino de idiomas, que ministrará as aulas nas instalações da Academia.

O objetivo é otimizar o serviço prestado pelos profissionais da segurança pública à população nacional e internacional.

O curso, coordenado pela americana Bárbara King é voltado especificamente ao vocabulário utilizado nas áreas de atuação destes agentes. O material didático foi elaborado a partir da necessidade de proporcionar uma comunicação eficaz entre eles e os turistas que estão sendo esperados para os eventos. Desta forma, os profissionais estarão aptos a prestar as informações mais comuns aos visitantes estrangeiros, bem como a fazer uma abordagem eficiente quando necessário.

Em fevereiro de 2013 iniciará o Curso de Língua Espanhola, e deverá seguir as mesmas diretrizes deste em andamento. Inicialmente serão 180 profissionais da segurança pública cearense capacitados para atuar nos grandes eventos, sendo 90 destes aptos em língua inglesa, distribuídos em 03 turmas de 30 alunos cada e, mais 90 agentes de segurança pública aptos em língua espanhola que serão também distribuídos em 03 turmas com 30 vagas cada. Ambos os cursos terão a carga horária de 80 horas/aula.

Para o Capitão PM Milton Sampaio, lotado no Batalhão de Policiamento de Eventos da Polícia Militar do Ceará e também um dos 90 alunos do curso de língua inglesa, acredita que por meio desta capacitação em língua estrangeira oferecida pela AESP, poderá melhorar sua fluência tanto auditiva e oral no que tange ao inglês, assim como se sentirá bem mais apto em sua atuação profissional desde o auxiliar aos turistas como o de atuar nos diversos eventos que terão como sede a capital cearense.

CONTRIBUIÇÃO – Para o Diretor Geral da AESP/CE, Ten-Cel PM Roosevelt de Alencar, “por meio destes cursos em línguas estrangeiras, os quais foram pensados inicialmente para otimizar a atuação da segurança pública do Estado do Ceará em eventos especiais como a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, será possibilitada a capacitação inicial de 180 profissionais da segurança pública inscritos nos mesmos, que irão fornecer não apenas informações turísticas e gerais, seja em inglês ou em espanhol, mas realizarem abordagens policiais à pessoas em condutas suspeitas que não falem o idioma local, sempre respeitando as diferenças sociais e dignidade da pessoa humana”.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da AESP/CE.