AESP habilita 60 militares à promoção após encerramento de Cursos de Formação Continuada

25 de outubro de 2012 - 12:17

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) encerrou nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, o Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM/BM 2012. A solenidade de encerramento aconteceu no auditório principal da Academia, às 16 horas, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre essas, o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Cel. PM Francisco José Bezerra Rodrigues.

Ambos os cursos começaram no dia 12 de março e duraram sete meses, totalizando uma carga horária de 1.050 horas/aula cada um. O Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar habilitou policiais e bombeiros militares ao posto de Coronel, enquanto o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM/BM habilitou mais militares estaduais ao posto de Major.
 
Os Cursos contaram com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, já o corpo discente foi constituído por 60 oficiais, entre eles, policiais e bombeiros militares dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. O Cel. PM Luiz Carlos da Silva Santos Oliveira coordenou o primeiro Curso, já o Maj. PM Evandro Queiroz de Assunção, o segundo.


Oficiais recém-habilitados pelo CSP e pelo CAO assistem à solenidade de encerramento dos cursos

O Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar objetiva atualizar e ampliar os conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos Oficiais, indispensáveis ao planejamento, coordenação, controle e o emprego das Organizações, capacitando-os para o exercício das funções a nível estratégico das Instituições Militares Estaduais. A Maj. PM Maria Helena de Freitas Costa, da Polícia Militar do Ceará, foi homenageada com a Medalha do Mérito Intelectual por ter conseguido o primeiro-lugar no curso.


Diretor Geral da AESP, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cel. PM Francisco Bezerra, parabenizam a Maj. PM Maria Helena de Freitas

Já o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM/BM visa atualizar e ampliar os conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos Oficiais, essenciais à habilitação e ao acesso no Oficialato Superior, capacitando-os para o exercício das funções em nível de Comando, Chefia e Estado-Maior das Corporações Militares Estaduais. Neste Curso, o primeiro-lugar foi o CAP. PM Thiago Balbi de Sousa Lima, da Polícia Militar do Amazonas, e recebeu o reconhecimento por parte das autoridades e colegas presentes.


Cap. PM AM Thiago Balbi de Sousa Lima é homenageado pelo Diretor Geral da AESP, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar

O General Edgard Facó – em memória – foi homenageado pelos alunos do CSP, que o escolheram para dar nome à turma. O Cel. PM Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, da Polícia Militar de Roraima, foi escolhido o paraninfo, e a professora Ana Cláudia Vieira Silva foi a homenageada especial dos oficiais do CSP.

Os alunos do CAO, escolheram o artista cearense, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio, também em memória, para dar nome à turma. Os outros homenageados por eles foram o Cel. PM José Gilson Liberato, que foi eleito o paraninfo, e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Cel. PM Francisco José Bezerra Rodrigues, o homenageado especial.

Para o Diretor Geral da AESP, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, ?estes Cursos abordaram os princípios ético-morais e as áreas técnico-operacionais, humanístico-jurídica, além da valorização profissional, habilitando os recém-formados Oficiais a contribuírem no aperfeiçoamento do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social dos seus respectivos Estados, embora sendo sabedores que a diminuição da violência social perpassa não apenas por ações da segurança pública, mas também por ações sociais e de saúde pública?.

Veja na íntegra o discurso do Diretor Geral da AESP proferido na solenidade.