Cineclube AESP debate racismo nesta quinta-feira

26 de setembro de 2012 - 16:18

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), via Assessoria Especial de Extensão e Cultura, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará (COPDH), promove, nesta quinta-feira, 27 de setembro, mais um Cineclube AESP. Esta será a 4ª edição da programação 2012.2 e acontecerá às 13h30, no auditório principal da Academia. A exibição do filme “Zumbi Somos Nós” será acompanhada de debate acerca do tema “Racismo: um assunto de polícia”. O convidado para falar sobre a temática é o professor de História José Hilário Ferreira Sobrinho. A sessão é gratuita e aberta ao público.

Segundo o Diretor Geral da AESP, o Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, o Cineclube AESP cumpre o importante papel de provocar a reflexão sobre questões de grande relevância para a sociedade. “Trata-se de uma ferramenta lúdica de conscientização, inclusão cultural e produção de conhecimento, já que conta com a colaboração de especialistas para debater cada temática”, afirma o Diretor.

Sinopse:
Neste Brasil de muitas cores, um jovem negro acabava de embarcar com sua noiva e caminhava por uma movimentada avenida de São Paulo, quando de repente, fora confundido com um ladrão e executado de forma fulminante. Este caso passaria despercebido, como milhares de outros, se não houvesse um diferencial: era um jovem negro pertencente às camadas médias que havia se formado dentista recentemente. Todavia, nem o pertencimento de classe, nem o potencial educacional o livraram de ser catalogado como suspeito. Estava aí revelado: o jovem Flávio Sant?Ana morreu por ser negro?

Debatedor:
José Hilário Ferreira Sobrinho – Graduado em Ciências Sociais e mestre em História pela UFC. Atualmente é professor da Faculdade Ateneu. Tem experiência na área de História, Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais – cultura negra, africanidade – africanos no Ceará – bantos, violência urbana – cotidiano – negro e racismo.

Serviço:
4ª Edição do Cineclube AESP 2012.2
Data: 27 de setembro de 2012
Horário:13h30
Local: Auditório principal da AESP

Mais informações: Assessoria Especial de Extensão e Cultura: 3484.1330