7º Ciclo de Conferências Segurança Cidadã trouxe debate sobre reforma policial

26 de setembro de 2012 - 15:26

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP) e a Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa, realizaram, ontem, 24 de setembro, mais um Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança. A 7ª edição do evento trouxe um debate acerca das condições necessárias para a reforma policial na América Latina, encabeçado pelo argentino Marcelo Fabián Sain, professor doutor em sociologia na Universidade Nacional de Quilmes da Argentina, e pesquisador das áreas de defesa nacional, segurança internacional e relações civis-militares. Duas palestras foram ministradas pelo especialista: pela manhã, na Assembleia Legislativa, e à tarde, no auditório da AESP.


Alunos dos Cursos de Formação e público em geral participaram do debate sobre reforma policial na América Latina

Na Academia, também compuseram a mesa-redonda o Diretor Geral, Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar, a assessora especial de Extensão e Cultura da AESP, a delegada Jeovânia Holanda, o promotor de Justiça Antônio Iran Coelho Sírio, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal de Execução Criminal e Controle Externo da Atividade Policial, o delegado titular da Delegacia Anti-sequestro, Rommeu Guilherme Passos Kerth, e Jorge Vasconcelos Trindade, Secretário da Guarda Municipal de Sobral.


Palestra abordou as condições necessárias para uma reforma policial efetiva

O Diretor Geral da AESP abriu o evento e destacou a importância deste debate para a formação dos futuros profissionais de segurança pública que estão sendo formados pela AESP. ?Além de cumprir a função de complementar o ensino, a partir da promoção do conhecimento, o Ciclo de Conferências atende a um importante preceito da filosofia da AESP, que é a responsabilidade social, já que convida a sociedade, as universidades, as organizações não governamentais e instituições congêneres para discutir questões que contribuam para a construção de uma segurança pública verdadeiramente cidadã?, afirmou o Ten-Cel Alencar.


O Diretor Geral da AESP, Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar, falou sobre a importância do evento

Marcelo Fabián defendeu uma reforma policial integral, com base na mudança organizacional das corporações. Para ele, para que se haja uma efetiva reforma, algumas questões são necessárias: uma definição específica das principais missões e funções da polícia, uma mudança no tipo de estrutura orgânica, defendendo um maior número de policiais fazendo atividades operacionais; uma formação policial especializada, e a implantação de mecanismos de desempenho e controle legal adequados. O palestrante também defendeu que se tenha na política, funcionários altamente especializados em polícia, para que possam viabilizar o trabalho desta instituição, o que considera de fundamental importância para a gestão democrática da segurança na América Latina.


Marcelo Fabián Sain defendeu a mudança organizacional da instituição policial


Diretor entrega certificado de participação ao palestrante