Diretor Geral da AESP e Reitor da UFC reuniram-se nesta quarta-feira

14 de setembro de 2012 - 10:03

O Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, o Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar fez, na tarde desta quarta-feira, uma visita institucional ao Reitor da Universidade Federal do Ceará, o professor Jesualdo Pereira Farias. Participaram também do encontro os assessores jurídicos da AESP e da UFC, os advogados Paulo Misino e Edmar Ribeiro, respectivamente.

Reitor da UFC recebe visita do Diretor Geral da AESP

O objetivo da reunião foi estreitar relacionamento entre a Universidade e a AESP, de modo a viabilizar a realização de convênios e parcerias entre os órgãos. A exemplo disso, recentemente, foi firmada parceria entre integrantes do Grupo de Pesquisa de Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação, do Departamento de Computação, e do Instituto UFC Virtual, com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), para implantação de um software de Estande Virtual de Técnicas Operacionais, que possibilitará a simulação de cenários reais de operação. O programa proporcionará a inovação no ensino e na qualificação técnicas desses agentes, culminando na redução de custos com munição e na excelência operacional.

Propostas de parcerias foram assunto do encontro

Na ocasião, o Reitor Jesualdo Farias afirmou a disponibilidade de ceder professores da Universidade para servirem à Academia e propôs a realização de estudos de convênios para o desenvolvimento de sistemas tecnológicos direcionados ao Sistema de Segurança Pública do Ceará e que contribuam, em particular, para a formação inicial e continuada dos servidores da Pasta, treinados na AESP. Neste sentido, o Reitor sinalizou a possibilidade de melhorias na rede de ensino a distância, propondo, para isso, uma visita pessoal à Academia, acompanhado de equipe constituída por pesquisadores e técnicos da UFC.

Segundo o Diretor Geral da AESP, parcerias deste tipo são fundamentais para concretizar a filosofia do intercâmbio. “A Universidade Federal do Ceará é uma instituição tradicional, referência no Brasil e conhecida internacionalmente pela qualidade dos seus projetos de ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social. Fui aluno da graduação em Direito e fiz Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas, logo, tenho profundo respeito e admiração por esta Casa. A AESP é também uma instituição de ensino compromissada com a excelência do ensino oferecido aos profissionais de segurança pública e dos serviços prestados à comunidade, por isso, nada mais frutífero do que unir forças. Educação e segurança são direitos fundamentais de todo cidadão, ambos deveres que devem ser garantidos pelo Estado, daí a importância do diálogo permanente e dessa cooperação mútua, entre as forças promotoras de segurança e universidades, pacto social que deve envolver ainda comunidade, instituições privadas e organizações não governamentais. Toda a sociedade ganha com isso”, afirma o Ten-Cel PM Alencar.