Ações de capacitação e treinamento dos profissionais de segurança pública são planejadas para grandes eventos

31 de agosto de 2012 - 17:22

Aconteceu ontem, na sala reuniões da AESP, novo encontro promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), do Ministério da Justiça, onde foram apresentadas novas diretrizes para as ações de capacitação e treinamento dos profissionais de segurança pública atuarem em eventos de grande porte. Participaram da reunião os peritos da Polícia Federal e membros da Diretoria de Projetos Especiais (DIPRO) da SESGE/MJ, Mauro Mendonça Magliano e Camilla Kafino, representantes da Secretaria da Segurança e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e de suas instituições vinculadas (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense), além do diretor geral da AESP, o Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar, a secretária executiva Mariana Abreu, e coordenadores da área de Ensino da AESP e de outros órgãos estaduais.

Ações de capacitação para grandes eventos foram discutidas

O objetivo da reunião foi promover o rico intercâmbio entre aqueles que planejam as ações dirigidas à qualificação dos efetivos de segurança pública, possibilitando a harmonia e a integração entre as ações federais, estaduais, municipais e intersetoriais. Para isso, foram discutidas questões como: medidas de aderência das ações ao planejamento estratégico proposto pela SESCE/CE, limites orçamentários, bem como a importância do reconhecimento da capacidade e das necessidades locais, do acompanhamento e da avaliação permanente dos resultados, e da intensificação de simulações.

Conforme o Dr. Mauro Mendonça Magliano, as ações serão realizadas em três principais eixos: nivelamento do segmento gerencial quanto ao planejamento estratégico 2012, capacitação tático-operacional 2013 e treinamentos para avaliação da capacidade, do planejamento e da integração nos anos de 2013 e 2014.

Seguindo o primeiro eixo, os gestores da área de segurança pública passarão por capacitação em gestão de riscos e de crise, inteligência estratégica em eventos de grande porte, relacionamento com a mídia, gestão de segurança em instalações complexas, aeroportos, festivais e praças. Também fazem parte do projeto logística de grandes eventos, sistema de comando de incidentes e módulo de gerenciamento de multidões.

Ao nível de planejamento operacional e tático serão realizados treinamentos e simulações em: operações de emergência e resgate, combate à exploração sexual, tráfico de pessoas e riscos associados ao turismo, gerenciamento de crise e relacionamento com a mídia, bombas e explosivos, sistema de comando de incidente, policiamento turístico, uso diferenciado da força e tecnologias de menor porte ofensivo, inteligência em segurança pública e privada, escolta, batedores, entre outros.

?O forte investimento e o cumprimento da agenda do plano de capacitação dos profissionais de segurança pública que atuarão nesses grandes eventos é fundamental, mas a importância da visibilidade dessas ações não pode ser subestimada, para gerar um envolvimento da população?, afirmou o Dr. Mauro. Segundo ele, desde o ano passado já estão sendo realizados estudos das experiências internacionais em grandes eventos.

Segundo o Diretor Geral da AESP, o Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar, a AESP estará participando ativamente desse Projeto, unindo esforços para planejar e executar a capacitação dos profissionais de segurança pública, com vistas sempre à excelência.

Uma outra reunião já havia sido realizada na AESP, em maio deste ano, ocasião em que estiveram presentes o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça Secretário da SESGE, Valdinho Jacinto Caetano, o secretário adjunto da SSPDS, Coronel João Vasconcelos, e o Superintendente da Polícia Federal do Ceará, Sandro Caron.