AESP entrega donativos a ONG e promove palestra sobre as drogas

31 de agosto de 2012 - 08:42

A cerimônia de entrega simbólica das doações arrecadadas para a Associação Reciclando Vidas, realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), via Assessoria Especial de Extensão e Cultura, aconteceu nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, no auditório.


O Diretor Geral da AESP abriu a solenidade. Participaram da mesa o Major Edálcio, a coordenadora da ONG, Ritázia Freitas, e o assessor técnico de Extensão e Cultura da AESP Antônio Mota

O Diretor Geral da AESP, Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar, abriu o evento, ressaltando a importância de iniciativas como estas para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária e parabenizando o trabalho promovido pela ONG. Ele afirmou que a Academia tem a obrigação de se relacionar com a sociedade através destes projetos, para cumprir e potencializar o papel social de capacitação e formação humanizada dos profissionais da segurança pública. ?A Polícia deve ter um olhar mais sensível em relação ao usuário de drogas, já que, acima de tudo, este é um problema de saúde pública. O usuário é diferente do traficante, ele não é um bandido. A visão do Estado sobre isto já mudou, a da Polícia também deve mudar?, pontuou o Diretor. Em seguida, ele ressaltou a importância da presença dos jovens estudantes que estavam ali para aprender mais sobre uma cultura antidrogas. ?É na juventude que somos mais facilmente atraídos e enganados pelas drogas, por isso, é importante que desde a mais tenra idade, tenhamos conhecimento sobre os malefícios causados por ela?, afirmou.


Ritázia Freitas recebeu as doações das mãos do Diretor Geral da AESP, o Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar
Após a entrega simbólica dos donativos recolhidos pela AESP durante a campanha Renovando Vidas, iniciada no dia 23 de julho último, a Coordenadora da Associação Reciclando Vidas, Ritázia Freitas, agradeceu a parceria da AESP e destacou que todo o trabalho desenvolvido até o momento somente tem sido possível em virtude das doações que recebem. Ela contou a história do surgimento da ONG, concebida a partir da história dela própria e do esposo, Daniel Freitas, também ex-dependente químico. Daniel foi usuário de crack e em 2007 foi internado em uma comunidade terapêutica, onde conseguiu se reabilitar. Depois disso, o casal sentiu a necessidade de ajudar outras pessoas que passavam pelo mesmo problema. Como não possuíam condições financeiras de custear o tratamento, uniram a ideia ao trabalho que já desenvolviam com reciclagem, fundando a Associação que hoje oferece tratamento, trabalho, comida, moradia e assistência psicológica e espiritual a 20 jovens. Outros 200 dependentes já tiveram a oportunidade de receber, gratuitamente, estes benefícios, e assim, recuperar a dignidade.


Juvanildo Branco e Francisco José deram testemunhos sobre o atendimento recebido através da Associação Reciclando Vidas

Juvanildo Castelo Branco, de 26 anos, está há seis meses em tratamento custeado pela ONG e falou sobre a oportunidade de reestruturar sua vida: ?A Reciclando Vidas realmente me deu uma nova vida. Comecei a usar drogas com 19 anos e morei três anos na rua, mendigando, mas graças a Deus e à ONG, estou liberto.?

Francisco José, 24 anos, em tratamento há três meses, é mais um dos jovens assistidos pela Associação e também testemunhou: ?Hoje tenho alimentação, uma cama para dormir, irmãos para me escutar. Tudo isso graças à ONG. Lá, aprendi a amar ao próximo e a perdoar. E hoje eu tenho o sonho de recuperar minha família, meu trabalho?.


O Major PM Edson Edálcio palestrou sobre a dependência de álcool e outras drogas

Em seguida, o Major PM Edson Edálcio Aragão Silva, membro do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), falou sobre o tema "Compreendendo a Dependência de Álcool e outras Drogas – Uma Visão Ampliada do Problema" para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Bezerra.


Alunos da EEEFM Antônio Bezerra participaram do evento

"Compreendendo a Dependência de Álcool e outras Drogas – Uma Visão Ampliada do Problema"
O Major Edálcio falou acerca da complexidade que gira em torno da questão das drogas e destacou o que leva, principalmente, o jovem, a entrar no vício. Entre os principais motivos apontados por ele estaria a insatisfação com aquilo que a sociedade contemporânea oferece. ?Vivemos em mundo cada vez mais individualista e superficial, que não oferece nada mais do que um vazio. Estamos em uma sociedade paradoxal, que ao mesmo tempo em que prega a paz, torna programas que banalizam a violência os de maiores audiências. O jovem é confundido a todo momento, e acaba caindo na sedução das drogas, que num primeiro momento alivia a ansiedade, dá sensação de prazer, mas depois, quando já é tarde para evitar o vício, acaba percebendo que nada daquilo preencheu o vazio interior?, explicou o especialista.

Na ocasião, os presentes também puderam expor suas opiniões e tirar dúvidas sobre o tema.