Renomado professor na área de Ciência Forense palestra na AESP

22 de agosto de 2012 - 09:15

Sumidade na área da Perícia Forense, o jurista e médico legista Genival Veloso de França, ministrou palestra, ontem, 16 de agosto, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP). A conferência "Lesões Corporais no Novo Código Penal" foi destinada a alunos do Curso de Formação Profissional para os cargos do último concurso da Perícia Forense do Ceará, integrando a programação pedagógica de formação dos candidatos. Também participaram profissionais da área, entre peritos médicos legistas, peritos criminais, auxiliares de perícia e oficiais que atuam nos Quadros de Saúde da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.


Alunos e colaboradores da AESP prestigiaram o evento

A solenidade foi aberta pelo Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar. Ele exaltou o trabalho exercido pela perícia de nosso Estado. ?A Perícia do Ceará cresceu a largos passos. Eu tenho acompanhado, nos meus 24 anos de Polícia Militar do Ceará, e posso garantir que a Pefoce é hoje uma das melhores perícias do Brasil, pois houve o empenho governamental em modernizá-la não apenas em infraestrutura e equipamentos de última geração, mas, principalmente, na seleção pública de profissionais nas diversas áreas de perícia?, destacou.  Também compuseram a mesa o Perito-Geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Dr. Maximiano Leite Barbosa Chaves, e o Major PM Silveira, oficial-médico e representante do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Ceará na ocasião.

Segundo o Dr. Genival de França, a nova infraestrutura da Pefoce pode ser considerada referência para o exercício da perícia. O médico também elogiou o edital do último concurso para a Perícia Forense do Estado do Ceará, tendo em vista que cinco por cento das vagas foram destinadas a portadores de necessidades especiais. Segundo o Dr. Genival, esta é uma questão relevante para garantir a isonomia dos participantes e foi categórico: ?A capacidade de um indivíduo não pode ser medida por um conjunto de características físicas?, afirmou o jurista.


O médico e major PM Silveira, o Ten-cel Alencar e o Perito-geral da Pefoce, Dr. Maximiano Chaves participaram da mesa de abertura da palestra

O palestrante, ao ser indagado pelo Diretor Geral da AESP acerca dos três ensinamentos que um perito não poderia deixar de saber após um Curso de Formação Profissional, respondeu: ?Um laudo pericial bem redigido; uma discussão da dinâmica dos fatos; e uma conclusão fundamentada em dados levantados pela perícia, sendo um exercício de imparcialidade, coragem e verdade?.


O Ten-cel John Roosevelt Rogério de Alencar abriu a palestra

Escritor de inúmeros títulos na área do Direito e da Medicina Legal, o palestrante sorteou três de seus livros aos presentes e respondeu, ainda, diversas perguntas dos presentes.


Três títulos do palestrante foram sorteados entre a plateia

Normal
0
21

false
false
false

MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:”Times New Roman”;
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}

Ao término da palestra, o Diretor Geral da AESP, recentemente empossado, proferiu fala aos alunos do Curso de Formação Profissional da Pefoce, reforçando o seu compromisso com a qualidade do ensino e com a valorização profissional, falando sobre a importância da disciplina, do respeito à hierarquia e do conhecimento teórico estreitamente ligado à alta capacidade técnica como princípios fundamentais para a formação de bons profissionais de segurança pública.

O Ten-cel John Roosevelt Rogério de Alencar falou ainda que embora a Academia atenda ao conceito de integração, prezará pelo respeito irrestrito às especificidades de cada vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. O Diretor finalizou a apresentação se disponibilizando a receber qualquer aluno.

Currículo do palestrante
Genival Veloso de França é médico e bacharel em Direito. Possui
especialização em Medicina pelo Instituto de Medicina Legal do Rio de
Janeiro. É professor titular de Medicina Legal nos cursos de Medicina e
Direito da Universidade Federal da Paraíba, no curso de Direito da
Universidade Estadual da Paraíba, e na Escola Superior da Magistratura
da Paraíba. Atua como professor convidado no Curso Superior de Medicina
Legal do Instituto de Medicina Legal de Coimbra, em Portugal, no Master
em Medicina Forense a distância da Universidade de Valência , na
Espanha, no Curso de Auditoria em Sistemas de Saúde da Universidade
Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e no Curso de Especialização em
Bioética da Unimontes, em Minas Gerais. É professor da pós-graduação em
?Ciências Forenses? da Universidade Federal do Maranhão. Membro Titular
da Academia Internacional de Medicina Legal e Medicina Social e da
Academia Brasileira de Ciências Médico-Sociais. É consultor do Instituto
Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Medicina e Odontologia Legal
(IBEMOL). Foi secretário do Conselho Federal de Medicina e presidente do
Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba. Autor de inúmeros
títulos sobre Medicina Legal e Direito. Trabalhou no caso ?Paulo César
Farias?.
Mais informações:
Luciana Vasconcelos ? Assessoria de Comunicação AESP (85) 88797538