AESP e COPDH realizam mais um Cineclube AESP

20 de agosto de 2012 - 15:20

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), por meio da Assessoria Especial de Extensão e Cultura, e em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará (COPDH), promove nesta quinta-feira, 23 de agosto de 2012, mais um Cineclube AESP. A 2ª edição da programação 2012.2 acontecerá às 14 horas, no auditório da Academia. O documentário a ser exibido é o intitulado “Josué de Castro: Cidadão do Mundo”, que ilustrará o debate acerca do tema deste mês: “Fome e Segurança Alimentar no Nordeste Brasileiro”. A programação é gratuita e aberta ao público.

Sinopse:
O documentário dirigido por Silvio Tendler, retrata a vida e a obra do médico pernambucano Josué de Castro, intelectual engajado em um dos maiores problemas da humanidade: a fome. Autor de vários livros, como “Geopolítica da Fome”, exerceu a presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (de 1952 a 1956) e foi Embaixador brasileiro junto à ONU (1963). Em 1964 perdeu seus direitos políticos no Brasil e exilou-se na França, onde veio a falecer em 1973.

Currículo dos Debatedores:
André Vasconcelos Ferreira – Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2001) e Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2005;2011). É professor adjunto do Departamento de Teoria Econômica da UFC. Participante do Núcleo de Economia Política e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia Ecológica e Gestão Ambiental, ambos da UFC. Atualmente, integra a Comissão Editorial da Revista Discente Expressões Geográficas. Tem experiência nas áreas de Economia e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Territorial, Economia Política, Cooperativismo e Transição.

José Levi Furtado Sampaio – Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1979), mestrado em pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1991) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP (1999). Possui ainda pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia – UFBA (2011/2012), junto ao Programa de Pós-Graduação – Projeto GeografAR. Atualmente é professor associado III da UFC. Tem experiência na área de Geociências, Ciências Humana com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço agrário, assentamentos, ambiente, agricultura e educação ambiental.

Serviço:
Cineclube AESP com exibição do documentário “Josué de Castro: cidadão do mundo”
Dia: 23 de agosto de 2012
Hora: 14h
Local: Auditório da AESP – Av. Presidente Costa e Silva, nº1251, bairro Mondubim

Mais informações:
Assessoria Especial de Extensão e Cultura: (85) 3484.1330