Secretário de Segurança dá posse ao novo diretor-geral da AESP

8 de agosto de 2012 - 18:28

"Estamos dando mais um passo para engrandecer ainda mais o trabalho já realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará. Para somar a isso, colocamos esses dois profissionais completos, nos quais tenho total confiança do trabalho que será realizado", afirmou o Secretário da Segurança, Franciso Bezerra, durante a solenidade que empossou o novo diretor-geral da Aesp, o Tenente Coronel John Roosevelt Alencar e a nova secretária-executiva da Aesp, Mariana Abreu. A solenidade aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (7) na sede da Secretaria de Segurança e Defesa Social.

CURRÍCULOS – O Tenente Coronel Alencar tem, dentre outros títulos, Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó; também é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará; Tem três especializações, sendo em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó; em Direito e Processo Eleitoral pela Universidade de Fortaleza e em Políticas Públicas pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza; Coronel também é mestre em Avaliação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

No exercício de sua carreira militar, o Tenente Coronel Alencar comandou, dentre outras unidades, a 1ª Companhia do 2º Batalhão da PM em Juazeiro do Norte entre 2005 e 2006; Foi Chefe do Gabinete Operacional da Corregedoria-Geral da SSPDS entre 2007 e 2009; Foi Comandante da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) entre 2009 e 2011 e Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) entre 2011 e 2012, quando assumiu o Comando do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), o Ronda do Quarteirão.

Em cursos, tem formação pelo Alto Comissionado das Nações Unidas para Refugiados em Direitos Humanos e Direitos dos Refugiados; Prática de Licitações e Contratos Administrativos pela Fundação Escola Superior de Advocacia; Curso de Extensão Universitária em Direito e Processo Administrativo Disciplinar pela Faculdade Farias Brito e Curso de inglês instrumental aplicado à Segurança Internacional pela Ally Internacional.

Também é condecorado com as Medalhas do Mérito Intelectual nos níveis I, II e III, onde tirou o primeiro lugar na CFO, CAO entre os PMs da Polícia Militar do Ceará. Também foi homenageado com a Medalha Mérito Disciplinas II e a Barreta de Ensino e Instrução e tem dois livros publicados: "Controle Externo da Atividade Policial pelo Ministério Público", pela Editora RBS e o livro "Estatuto do Desarmamento: Anotações e Comentários", também pela RBS.

É orientador e avaliador de diversas Bancas de Trabalhos Técnico-Científicos no âmbito da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); Ministrou aulas, em 2010, para os delegados de Polícia Civil do Ceará, alunos do curso de habilitação à delegados de Classe Especial, enfocando, principalmente, as implicações dos crimes ambientais no trabalho da Polícia Judiciária; É Professor de Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Doutrina de Polícia Comunitária (pela Academia Estadual de Segurança Pública – AESP e CESPE/UNB) e professor de Doutrina de Polícia Comunitária do Curso de Formação Profissional para Inspetores da Polícia Civil do Ceará (pela Academia Estadual de Segurança Pública ? AESP).

Conteudista, a pedido da Universidade de Brasília (CESPE/UNB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), nos anos de 2009 e 2010, respectivamente, participou da produção dos Planos de Disciplina, Planejamentos de Aulas e Apostilas de Fundamentos de Direito Penal, Fundamentos de Direito Processual Penal do Curso Formação Profissional da Carreira de Praças da PMCE. Professor e Coordenador das disciplinas.

A pedido da Universidade de Brasília (CESPE/UNB), no ano de 2012, participou da produção do Plano de Disciplina, Planejamento de Aulas e Apostila de Doutrina de Polícia Comunitária do Curso Formação Profissional da Carreira de Praças da PMCE, onde é professor e coordenador da disciplina.

Já a dra. Mariana Abreu é graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e mestre em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Foi coordenadora da Assessoria de Acompanhamento de Projetos Especiais ? ASAPE ? da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará ? SSPDS/CE, articuladora do Programa de Proteção à Cidadania ? Pró-Cidadania ? e coordenadora estadual do Programa Território da Paz no Ceará ? Pronasci ?, do Ministério da Justiça em parceria com a Unesco.

Ministrou Curso de Capacitação em Gênero e Violência contra Mulheres pela Homine Consultoria e foi coordenadora do setor de Treinamento e Desenvolvimento de Projetos Sociais do Projeto Minha Casa. Tem larga experiência no desenvolvimento de ações e na articulação de grupos de discussão relacionados às temáticas: cidadania, mediação de conflitos, direitos humanos, gênero, família, e outros temas pertinentes ao trabalho com crianças, adolescentes, idosos e mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência.