Alunos do Curso de Formação da PEFOCE iniciam atividades na AESP

30 de julho de 2012 - 09:56

Os 177 aprovados no concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) compareceram, na manhã de hoje, ao primeiro dia de atividades na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP). Os candidatos a Médico Perito Legista de 1ª classe, Perito Criminal de 1ª classe, Perito Legista de 1ª classe e Auxiliar de Perícia de 1ª classe assistiram a um seminário introdutório, no qual foi apresentado todo o plano de curso, incluindo estrutura curricular, regime disciplinar e sistema de atribuição de notas e faltas. Na ocasião, também foram esclarecidas as dúvidas dos candidatos e sorteados os primeiros chefes de turma.


Membros da COGEN recepcionam alunos do CFP/PEFOCE

Membros da Coordenadoria Geral de Ensino da AESP recepcionaram os candidatos e se dispuseram para orientá-los no decorrer do curso, que deverá ter duração de quatro meses.

Além disso, elas ressaltaram o objetivo do Curso de Formação que é orientar os profissionais de cada área específica a aplicarem seus conhecimentos prévios à atividade forense. ?No curso de formação da PEFOCE não ensinaremos a medicina a um médico, por exemplo. Serão ensinadas as peculiaridades da perícia?, observa Dra. Telma Melo.

Horário das aulas
Os alunos assistirão a oito horas-aula regulares por dia, cada uma com 50 minutos de duração, cinco dias por semana. Nos dias de prática de atividades físicas, mais uma hora será disponibilizada para a realização. Durante o período de avaliações, poderá haver aulas aos sábados. Os domingos também poderão ser utilizados para reposição de atividades. Os candidatos deverão ficar à disposição da Academia de maneira integral e exclusiva, inclusive nos feriados.

Avaliações
O conteúdo cobrado nas avaliações de aprendizado corresponderá às disciplinas representadas em cada módulo apresentado e discutido em sala de aula. Os professores poderão sugerir outros materiais para reflexão e mais bibliografias para aprofundamento posterior de questões, mas estes não serão cobrados nas avaliações.

A prática de atividades físicas e a realização de seminários temáticos não acarretarão nota para os alunos, porém são obrigatórias e no caso de ausência não justificada será considerada transgressão disciplinar e valerá como falta ao candidato. A média mínima para aprovação é cinco.

Frequência
O aluno deverá ter, obrigatoriamente, 85% de frequência em cada disciplina. Aquele que exceder o limite de faltas ou deixar de executar alguma verificação disciplinar sem prestar as devidas justificativas será reprovado.

Exame de Capacidade Física
A realização do exame de capacidade física é de responsabilidade do Cespe/UnB. Ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto na AESP. Os alunos deverão passar ainda por exame psicotécnico, também sob a avaliação do Cespe/UnB.

Bolsa-custeio
Para aqueles que ainda não possuem conta-corrente do Bradesco, está disponível na Academia um representante da Agência Bárbara de Alencar, para realizar a abertura de conta. É importante que todos realizem esse processo o quanto antes para não atrasar o processo de registro e, consequentemente, o pagamento da bolsa-custeio, que corresponderá a 50% do valor do salário do servidor ativo, correspondente a cada cargo.
O atendimento será feito de 07hs30min às 17hs. O aluno deve apresentar o documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência (água, luz, telefone, etc.).

Aqueles que já possuem deverão entregar à coordenação do curso, na primeira semana de aula, o formulário preenchido com informações relativas à conta. Clique aqui para baixar a ficha.

Interessados em abrir a conta em outras agências do Bradesco devem solicitar à Coordenadoria de Administração e Finanças da AESP uma declaração de matrícula para apresentação ao banco, juntamente com a documentação exigida (consultar a documentação exigida por cada agência).
Para informações sobre a declaração de matrícula: 3296.0853.