Estudantes da UFC desenvolvem fardamento para alunos da AESP

16 de julho de 2012 - 12:04

Visando modernizar o fardamento dos alunos da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, a AESP lançou a alunos do curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará – UFC – o desafio de criar um novo modelo, tanto para a instrução em sala de aula quanto para a prática de atividades físicas.

Sob coordenação da professora Taciana Viana, o projeto foi desenvolvido pelas alunas Meiriane Nascimento, Mayrla Canasistula, Laura Nefitali e Karine Matos, vencedoras do terceiro lugar no concurso Novos Talentos, realizado em 2011 pelo Dragão Fashion, evento anual de moda no Ceará já firmado no calendário nacional.

Segundo Taciana, o desafio lançado às alunas foi adequar a experiência em moda conceitual, na qual o apelo visual independe da funcionalidade da roupa, para um novo
projeto, em que o corte e o material utilizados são imprescindíveis à usabilidade da roupa. Para a docente “o desenvolvimento deste trabalho foi de extrema valia para a vida acadêmica destas alunas, permitindo-lhes uma experiência mercadológica que irá engrandecê-las profissionalmente, já que as estudantes puderam vivenciar na prática as etapas de um novo projeto de produto e experimentar o contato com fornecedores, público-alvo e cliente, com a riqueza de detalhes que não se aprende nos livros.”


Alunas de Design de Moda da UFC apresentam projeto para gestores da AESP

Meiriane Nascimento está no 6º período do curso de Design de Moda e ainda não havia trabalhado com a criação de uniformes. Ela afirma que, apesar do grande trabalho, aliar os conhecimentos que já possuía à prática foi uma experiência enriquecedora. “Nosso maior desafio era criar modelos que realmente fossem executados. Para isso, procuramos escutar ao máximo as sugestões e as opiniões do cliente, que foi a AESP”, explica a estudante. Ela conta ainda que como futuras estilistas, têm de aprender a não pensar somente no que acham mais bonito, e sim, priorizar as exigências dos clientes.

O projeto foi iniciado ainda em janeiro de 2012, quando foram realizadas as primeiras reuniões de breafing. Além da necessidade de apresentar uma proposta diferenciada, as alunas receberam a incumbência de pesquisar os materiais mais adequados para o uso diário, bem como a viabilidade econômica. Durante quatro meses de análise sobre movimentos do corpo, funcionalidades dos elementos gráficos, viabilidade técnica e preço, a equipe criou 50 sugestões, das quais 4 propostas foram selecionadas, conjuntos
que culminaram na criação do Caderno Técnico do Fardamento. Clique aqui para verificar o material finalizado.

Segundo o Diretor Geral da AESP, Dr. César Barreira, “o projeto atendeu perfeitamente o objetivo desejado, oferecendo ao corpo discente um material bonito, que denota o compromisso da Academia com a excelência, ao mesmo tempo em que possibilita um custo acessível a quem vai adquiri-lo. Essas meninas estão de parabéns”.