AESP realiza Aula Inaugural do CSP e do CAO

13 de março de 2012 - 09:28

     A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) realiza hoje, às 15h, no auditório, a Aula Inaugural dos Cursos Superior de Polícia e Aperfeiçoamento de Oficiais. A abertura aconteceu com fala do Diretor Geral da Academia César Barreira, que proferiu palestra sobre “A Construção do Campo da Segurança Pública no Brasil”. Em seguida, o Secretário Executivo Élcio Batista abordou o tema “Novo Desenvolvimento, nova agenda na segurança pública.” Os cursos têm duração de seis meses e acontecem de segunda a sexta-feira, de 18 às 22h. Na ocasião, o Hino do Estado do Ceará foi entoado com o acompanhamento da Banda Major Xavier Torres, da Polícia Militar do Estado do Ceará. A solenidade foi seguida de um coffee break.
     O Curso Superior de Polícia capacitará 25 oficiais superiores da Polícia Militar do Ceará, além de 2 do Rio Grande do Norte, 3 do Distrito Federal, 1 do Tocantins e 2 do Acre para o exercício de funções de nível estratégico.  Em 1050 horas-aula previstas, o Curso abordará conhecimentos em Doutrina da Ação Política, Administração Pública, Sociologia Aplicada à Segurança Pública, Metodologia do Trabalho Científico, Finanças Públicas, Cultura Jurídica, Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas, Defesa Social e Segurança Pública, Trabalho de Comando em Segurança Pública, Prática de Tiro Policial Defensivo e Prática de Educação Física.
     O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais capacitará 25 Oficiais Intermediários da Polícia Militar do Estado do Ceará, além de 1 de Roraima, 2 do Acre, 3 de Amazonas, 2 do Distrito Federal, 3 do Rio Grande do Norte e 1 Bombeiro Militar de Sergipe para o exercício das funções a nível de Comando, Chefia e Estado-Maior das Instituições Militares Estaduais. Também com carga horária total de 1050 horas, o Curso fornecerá ao corpo discente conhecimentos na área de Administração Pública, Segurança Pública, Direito Administrativo, Psicologia Aplicada à Segurança Pública, Metodologia do Trabalho Científico, Administração Financeira e Orçamentária, Estatística Aplicada a Segurança Pública, Comunicação Social, Trabalho de Comando em Segurança Pública, Defesa Civil, Sistema de Comando e Operações, Criminologia e Criminalística, Emergência com Produtos Perigosos, Prática de Tiro Policial Defensivo e Prática de Educação Física.
     Para serem certificados nos cursos, os alunos precisam ainda apresentar monografia. Também compõem a estrutura curricular seminários, palestras e viagem de estudos.

Serviço: Aula Inaugural dos Cursos Superior de Polícia e Aperfeiçoamento de Oficiais. “A Construção do Campo da Segurança Pública no Brasil” – César Barreira – e “Novo Desenvolvimento, nova agenda na segurança pública.” – Élcio Batista.
Hora: 15 horas
Local: Auditório da AESP – Av. Presidente Costa e Silva, nº 1251 – Mondumbim

Mais informações:
Luciana Vasconcelos – Assessoria de Comunicação da AESP
Fones: (85) 3484.1909 / 88797538
E-mail: luciana.vasconcelos@aesp.ce.gov.br
Twitter: @aespce