Acontece hoje a formatura de 59 policiais do PROERD

27 de janeiro de 2012 - 13:48

      A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, em parceria com o Batalhão de Policiamento Comunitário da Polícia Militar do Estado do Ceará (BPCOM) realizam hoje, às 16h, no auditório da AESP, a formatura de 59 policiais do Ronda do Quarteirão no Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência – PROERD. Desde 2001, o Programa capacita os profissionais para atuarem como educadores sociais, combatendo a violência e as drogas em escolas públicas e particulares, através da formação de jovens multiplicadores que recebem a missão de repassar seu aprendizado para outros estudantes, alertando sobre os riscos do consumo de substâncias ilícitas.
       Conforme César Barreira, Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, o PROERD é um braço importante do policiamento comunitário, o caminho para uma segurança verdadeiramente cidadã, pois através dele é possível dar um tratamento diferenciado às ocorrências, devido às relações de proximidade que se constroem com estes jovens e, mais importante ainda, prevenir que os delitos aconteçam.


Metodologia diferenciada para aprender e ensinar

      Segundo o Cel. PM Mendonça, coordenador da turma, o que diferencia a formação desses policiais é a metodologia, que lança mão de recursos lúdicos, como teatro, música e dança para repassar os conteúdos aos alunos. “Possibilita-se, assim, uma outra percepção do policial, que dialoga, aconselha e está ali para ajudar”, afirma. Para ele, o segredo está em aliar a técnica policial à técnica pedagógica.

Resultados Significativos

        Na última sexta-feira, 30 instrutores terminaram a capacitação. Outros 29 concluíram o curso hoje. Desde que o Programa foi implantado no Ceará, já foram capacitados 180.000 jovens na faixa etária entre 9 e 16 anos, formados 90 instrutores e contemplados 110 municípios do Ceará. A meta é que 100.000 jovens passem pelo Programa até o final de 2012.