Governo do Ceará inaugura sistema de videomonitoramento

9 de dezembro de 2011 - 10:22



     O governador Cid Ferreira Gomes inaugurou, no último dia 06 de dezembro de 2011, o Circuito Fechado de TV (CFTV) que será utilizado para monitorar pontos estratégicos na cidade, possibilitando prevenir ações delituosas e conferindo maior rapidez às ações policiais. O sistema possui 86 câmeras fixas e cinco móveis.
     Operacionalizada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a sala de monitoramento funciona 24 horas nos sete dias da semana, na sede do Batalhão de Policiamento Comunitário (Bpcom). Durante a solenidade de inauguração do equipamento, Cid Gomes autorizou a abertura de processo licitatório para a aquisição de outras 100 câmeras.
     O sistema tem como diferencial o dispositivo de áudio acoplado. Diante de situações de perigo, os cidadãos poderão acionar uma tecla instalada no poste da câmera de vigilância que acionará um alarme na sala de monitoramento e levará ao encaminhamento de equipes de patrulhamento ou socorro, caso sejam identificadas ocorrências. O dispositivo também permite comunicação entre a sala de comando e o local da ocorrência.
.