Acontece hoje solenidade de formatura da Guarda Municipal de Guaramiranga

16 de novembro de 2011 - 12:38

Será realizada hoje, às 15h, no Teatro Rachel de Queiroz, em Guaramiranga, solenidade que marcará o encerramento do Curso de Formação da Guarda do município. A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará formou 13 homens egressos do concurso público realizado pela Guarda Municipal de Guaramiranga. Na ocasião, será feita a entrega de certificados aos formandos.
     O grupo foi instruído com base na Matriz Curricular das Guardas Municipais, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O projeto pedagógico utilizado visou instrumentalizar os alunos para garantir a ocupação democrática do espaço urbano, preservando os direitos fundamentais do cidadão, o meio ambiente e o patrimônio histórico daquela cidade, sendo ainda preparados para prevenir e mediar conflitos.
       O conteúdo programático dos módulos contemplou conhecimentos em Ética e Cidadania / Direitos Humanos; Violência, Criminalidade e Prevenção; Papel das Guardas Municipais / Gestão Integrada da Segurança Pública; Conhecimentos Jurídicos; Técnicas, Procedimentos Preventivos e Operacionais.
        Segundo César Barreira, Diretor Geral da AESP, o curso foi inteiramente planejado para desenvolver nesses futuros profissionais a capacidade de persuasão, análise crítica, negociação e discernimento, competências fundamentais para o exercício adequado das suas funções, sempre balizados pelo respeito aos direitos humanos e à cidadania.