Parceria entre AESP e INESP promove debate com José Luiz Ratton

11 de outubro de 2011 - 16:14

     A parceria entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) rendeu mais um rico intercâmbio com renomado especialista na área de Segurança Pública. Nesta segunda-feira, 10 de outubro, o convidado foi o sociólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco José Luiz Ratton, que participou de uma agenda de atividades na Academia e na Assembleia.

    Além de pesquisador e coordenador do  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco (NEPS), Ratton é assessor especial em Segurança do Governo de PE, experiência que compartilhou em reunião com o corpo gestor da AESP.
    Após o encontro, o estudioso participou do Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança, realizado no auditório da Academia, evento em que abordou o tema “Possibilidades e Limites da Segurança Pública no Brasil”. Para isso, utilizou como referência o case do governo pernambucano, do qual apontou as dificuldades enfrentadas e as estratégias utilizadas para alcançar êxito na redução dos antes alarmantes índices de homicídio.

     Ratton apresentou um panorama geral da Segurança Pública do estado, exibindo dados e metas, e destacou a importância da ação cooperada nos mais diversos níveis da Segurança Pública,  incluindo a esfera federal e a própria população. O estudioso também ressaltou a importância da incorporação de tecnologias e do compartilhamento de informações para o sucesso das ações. Após explanação, o conferencista respondeu questionamentos da plateia, formada por alunos e visitantes.

    No mesmo dia, às 14h30, Ratton participou do Projeto Ponto de Vista, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa, onde debateu com Élcio Batista, Secretário-executivo da AESP, o tema “Pacto pela Vida e a redução da criminalidade violenta em Pernambuco (2007-2011)”. A mesa, presidida pelo Presidente da Comissão de Defesa Social Deputado Cavalcante, contou ainda com a participação do Diretor Geral da AESP César Barreira, da articuladora do PRONASCI/Ministério da Justiça no Ceará Mariana Abreu, do Delegado de Polícia Civil Harley Alencar, do Perito-geral da PEFOCE Maximiano Chaves  e do Presidente da FUNCAP Tarcísio Pequeno.
    Para César Barreira, essa foi uma excelente oportunidade para aprendermos com a experiência pernambucana e enxergar novos caminhos para o Ceará.

    Segundo José Valteclar Borges Vieira, Presidente da Associação dos Mototaxistas de Fortaleza, eventos como esse são fundamentais para promover uma discussão coletiva sobre segurança, afinal “a Segurança Pública é construída por todos nós, então é preciso que a população participe mais”, afirma.
    A parceria entre a Aesp e o Inesp trará outros dois grandes nomes da área de Segurança Pública para ministrar conferências em Fortaleza, nos meses de novembro e dezembro. As palestras são gratuitas e abertas ao público. Fique atento à programação que em breve será divulgada aqui no site.