AESP treina nova companhia do Batalhão de Choque para combate a crimes no interior

27 de setembro de 2011 - 14:33

Fortaleza – CE, 26/07/2011

<input type="hidden" value="

     A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) realizou, no dia 14 de julho, uma demonstração do treinamento de policiais do Batalhão de Choque que integrarão o Comando Tático Rural (COTAR), Companhia criada para coibir as ações criminosas no interior do Ceará. A exibição contou com simulações de deslocamento de equipes em helicóptero, parte do Estágio de Comando e Operações na Caatinga, capacitação que aconteceram durante toda a semana, visando preparar 70 homens para combater crimes ligados a tráfico de armas e drogas, assaltos a bancos e carros-fortes e patrulhar divisas.
      Segundo César Barreira, Diretor Geral da AESP, o Governo do Estado do Ceará está empenhado em oferecer segurança a todo o interior. “Investir na qualificação técnica e no uso de tecnologias é a melhor forma de responder aos anseios de segurança por parte da população cearense, sendo esta a grande meta da Academia, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.” Para tanto, foram mobilizadas equipes que reforçarão o policiamento nas localidades mais críticas e ampliadas as bases do CIOPAER no interior.
      Conforme Telma Melo, Coordenadora de Ensino da AESP, as ações requerem conhecimentos específicos e foi pensando nisso que o curso foi elaborado. Além de receber instruções sobre rapel e operações helitransportadas, os policiais receberam treinamento em patrulha de combate, cartografia, orientação, tiro de combate com arma longa, tiro em situação de alto risco, operações em regiões inóspitas, atendimento a ocorrências com material explosivo, abordagem a edificações e em barreiras, resgates, sobrevivência e primeiros socorros.