Academia congrega profissionais da Segurança Pública na I Copa de Artes Marciais

19 de setembro de 2011 - 13:16

No último sábado (17), a AESP recebeu profissionais da Segurança Pública para competir na I Copa de Artes Marciais. A Copa, realizada nas modalidades de judô, karatê e jiu-jitsu, integrou a programação comemorativa do Dia do Soldado, festejado no dia 25 de agosto, com o objetivo maior de integração dos Órgãos de Segurança Pública e a difusão da cultura da defesa pessoal e da qualidade de vida por meio do esporte.

Segundo o Diretor Geral da Academia César Barreira, essa é a primeira de muitas atividades esportivas que ainda serão realizadas com este fim. ?O esporte faz parte da formação social de todos os indivíduos, possibilitando o desenvolvimento de princípios como liderança, respeito, disciplina e trabalho em equipe?, afirma.

Além dos profissionais de segurança pública, puderam também participar servidores estaduais lotados nas instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
     Na sexta-feira (16) foi realizado o Congresso Técnico, através do qual os competidores puderam conhecer o regulamento e os critérios de avaliação definidos pelo Comitê Julgador, formado pelos presidentes das federações dessas modalidades esportivas no Ceará.

No sábado (17), atletas, autoridades, árbitros e o público presente assistiram à entrada do Pavilhão Nacional e entoaram o cântico do Hino Nacional Brasileiro, ao som da Banda de Música Major Xavier Torres, da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Após a abertura oficial, com discurso do Dr. César Barreira, Marcelo Frazão, representando a arbitragem, fez uma saudação às autoridades presentes, às quais foram entregues certificados de agradecimento.

Em seguida, atletas fizeram uma demonstração dos principais movimentos e um resumo sobre a filosofia de cada esporte. Um dos atletas a se apresentar foi o Sr. José Dionísio Dantas, um dos fundadores da extinta Academia de Polícia Civil (APOC). Com 86 anos de idade, ele mostra que ainda está em forma e reforça que a prática de esportes foi fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. Orgulhoso do pai, Luiz Carlos de Araújo Dantas, Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, parabeniza a organização do evento e destaca: ?Acho fundamental eventos como esse, porque enaltecem não somente a arte de usar a força de forma legal, qualificando o profissional de segurança pública para usá-la somente em última instância e sempre para o bem, mas também toda uma filosofia de disciplina e autocontrole. Esses servidores precisam ter consciência de que são guardiães da sociedade, por isso carregam a responsabilidade e o dever de promover a segurança com todas as cautelas da legalidade e observância do respeito aos Direitos Humanos. Ações como essa servem também para multiplicar essa ideia.?

Ao longo das competições foram sorteados 5 webcams, 4 kimonos, 4 vouchers para 2 meses de treinamento na Academia Sol Nascente e 4 Cursos na Brascombate. Os vencedores de cada modalidade receberam troféu e medalha. Os competidores também tiveram direito a um kit-lanche, composto por sucos, frutas e cereais.

Para o Capitão PM Passos, um dos vencedores na categoria até 81kg do judô: ?A iniciativa é ótima, pois incentiva o profissional de segurança pública a buscar a autodisciplina e um melhor preparo físico, que influencia muito a qualidade da atuação profissional. Além disso, integra, cria espaços de sociabilidade, já que a gente trabalha muito, mas se socializa muito pouco?, afirma.

Resultados Judô

1º – Jonatas Lima Leite
2º – Anderson Santos Cordeiro
3º – Elisaugusto Paulino da Silva e Napoleão Paula Cavalcante Júnior

CATEGORIA ABSOLUTO GERAL (Todas as faixas e pesos)
1º – Jéferson de Brito Alves (Faixa azul)
2º – Paulo Izaias Gomes Silva
3º – Cícero Gilberto Salgueiro da Silva e Joaquim Tavares de Medeiros Neto

Um dos organizadores do evento, o Capitão Cláudio Oliveira diz que parceria foi palavra-chave para o sucesso do evento. A Copa foi uma realização do Núcleo de Atividade Física (NAF) da AESP e contou com o apoio da Célula de Práticas Educacionais da AESP, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Ceará,  Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), Associação Beneficente de Subtenentes e Sargentos (ABSS), Brasil Combate Treinamentos Especiais – Brascombate, do Judô Clube Sol Nascente, Multsoluções Computadores e  Assistência Técnica, da Federação Cearense de Judô, Federação Cearense de Karatê (FCK) e da Federação de Jiu-jitsu Tradicional do Estado do Ceará (FJJO/CE).